Se o comércio local e a restauração fecharem portas é parte da nossa história e da vida da cidade que se perde. É este o mote da campanha da Câmara Municipal de Lisboa (CML) de mobilização para apoiar o comércio local e a restauração. Uma campanha que pretende fomentar o consumo no comércio de rua em plena época de Natal.
O apelo à mobilização individual dos lisboetas e ao apoio de cada a uma parte tão importante da cidade, a um comércio que dá vida aos bairros de Lisboa, tem a participação de mais de 20 pessoas bem conhecidas, que são os embaixadores desta causa, como: Camané, Carlão, Fernando Santos, Diogo Infante, Eunice Muñoz, Bruno Nogueira, Fernanda Serrano, Catarina Furtado, José Alberto Carvalho, Kátia Guerreiro, Cláudio Ramos, Luís Represas, Manuel Luis Goucha, Maria Botelho Moniz, Miguel Sousa Tavares, Mónica Jardim, Nuno Markl, Pedro Ribeiro, Pedro Mourinho, Margarida Pinto Correia, Nilton e Vhils.
Paralelamente a esta iniciativa, a CML abriu esta semana, no dia 9 de dezembro, os processos de candidatura para apoiar financeiramente todas as lojas e restaurantes da cidade, com volume de negócios até 500 mil euros, e que tenham tido uma quebra de faturação superior a 25%.
Nos primeiros três dias a CML indicou que mais de 1300 empresas e empresários entregaram os documentos necessários para receberem este apoio a fundo perdido, garantindo entre 4000 a 8000 euros para cada estabelecimento.