A Câmara Municipal de Lisboa (CML) cede à Associação Casa do Publicitário (ACP) terreno no Restelo onde vai ser construída a Casa do Publicitário. O contrato promessa de constituição de direito de superfície do terreno por um período de 75 anos foi assinado hoje, nos Paços do Concelho, por Fernando Medina, Ricardo Monteiro e Miguel Bragança de Barros, respetivamente presidente da CML, presidente e vice-presidente da ACP.
A obra projetada pelo arquiteto Manuel Aires Mateus vai contar com um centro de assistência sénior com 40 unidades, equipada com centro de assistência médica e fisioterapêutica que terá a originalidade de dividir o espaço com 30 residências universitárias jovens que serão arrendadas a preços pelo menos 15 abaixo do valor médio do mercado.
O projeto inclui ainda com um centro de congressos com três salas de 100, 200 e 300 lugares, o Museu da Publicidade e instalações para alojar as sedes das entidades representativas do setor publicitário: APAP – Associação Portuguesa de Agências de Publicidade e Clube de Criativos, e da Academia Portuguesa de Cinema.
Fernando Medina referiu que “a abertura de mais um Centro de Assistência Sénior, bem como de 30 residências universitárias, responde a uma necessidade premente de equipamentos sociais na cidade de Lisboa e é um bom exemplo do que pode resultar de parcerias entre o município e o setor social e associativo, como é o caso da Associação Casa do Publicitário”.
“Graças à Câmara Municipal de Lisboa, na pessoa do senhor Presidente Fernando Medina a quem agradeço a cedência do terreno, a Casa do Publicitário vê assim dado um passo muito importante para que um dia seja realidade” referiu Ricardo Monteiro.
O responsável pela Associação Casa do Publicitário acrescentou: “Teremos agora novos desafios pela frente com a angariação de fundos e a garantia de parceiros para este projeto que pretende ser uma referência não só para o setor da Publicidade, mas também para a sociedade em geral. Queremos não só atrair o talento sénior e já com um longo curso de histórias e campanhas, mas também o talento jovem para que encontre um espaço rico em criatividade e sabedoria, pois eles são o futuro da Publicidade em Portugal”.
O projeto a levar a cabo pela Associação Casa do Publicitário tem um custo total previsto de 14 milhões de euros e um prazo previsto de construção de 36 meses após aprovação do projeto e emissão de licenças.