Portugal acolhe, entre 3 e 5 de julho, a cimeira da mais antiga e exclusiva sociedade de exploradores no mundo: o Explorers Club de Nova Iorque, dedicado à exploração marítima, terrestre, aérea e espacial. Uma cimeira no ano em que se iniciam as comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação levada a cabo por Fernão de Magalhães e pelo espanhol Juan Sebastián Elcano.
Lisboa vai ser o palco da exploração científica. Um anúncio feito hoje, em Nova Iorque, nos EUA, pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, durante o jantar de gala anual do The Explorers Club.
No evento do The Explorers Club, de hoje, em Nova Iorque, são assinalados os 50 anos sobre a chegada do Homem à Lua, durante a missão Apollo 11, com uma homenagem a 10 astronautas vivos das várias missões Apollo da NASA.
Portugal, através da Secretária de Estado do Turismo, junta-se à homenagem com a oferta, a cada um dos astronautas presentes, de uma garrafa de vinho do Porto datada de 1969. Cada garrafa assinala a chegada do homem à Lua há 50 anos – somando todas as garrafas temos o número 500, que simbolicamente assinala o 500.º aniversário do início da viagem de circum-navegação.
Para comemorar a primeira viagem de circum-navegação planetária, a Cimeira Global Exploration Summit-GLEx, vai reunir em Lisboa, cerca de 400 participantes mundiais, um palco para a assinatura da Resolução de Lisboa.
A cimeira, dedicada à exploração espacial, oceanos, conservação da natureza, arqueologia e tecnologia aplicada à exploração científica, tem o apoio do Turismo de Portugal em colaboração com a Estrutura de Missão para a celebração dos 500 anos da circum-navegação.
O programa da cimeira considera que depois de um primeiro dia, dirigido exclusivamente a membros do The Explorers Club, prevê “que estejam presentes nos painéis abertos ao público referências mundiais da exploração e da ciência.”
O The Explorers Club foi fundado em 1904 e conta, entre os seus 3.500 membros, com nomes como Elon Musk (Tesla e Space X), James Cameron (realizador) ou Jeff Bezos (Amazon).