O Ranking Mundial de Mulheres Cientistas de 2024, divulgado pela Research.com, mostra que as mulheres cientistas que trabalham nos Estados Unidos dominam a lista, ocupando as três primeiras posições, na quarta e quinta posição estão cientistas a trabalhar no Reino Unido, na sexta posição está uma cientista da Holanda.
Assim, no topo da lista está JoAnn E. Manson, da Harvard Medical School, dos EUA. Uma mulher cientista que vem desenvolvendo uma investigação pioneira nas áreas da epidemiologia e da saúde da mulher. Entre outros a cientistas tem-se envolvido no estudo em Medicina interna, abrangendo a Diabetes mellitus, Endocrinologia e Cirurgia. No estudo biológico vem-se debruçando nas áreas da Ginecologia, Cancro da mama e Fisioterapia.
Da análise das mil melhores cientistas mundiais verifica-se que a maior percentagem dedica-se a estudos na área da medicina e que a Universidade de Harvard, nos EUA, lidera ao ter o maior número de mulheres cientistas no ranking mundial de 2024, ou seja com 42 cientistas líderes.
De acordo com a Research.com, em valores absolutos, as mulheres cientistas que trabalham nos Estados Unidos dominam o ranking de 2024 com 616 cientistas, o que representa 61,6% do ranking. Assim, em número de cientistas no ranking, o Reino Unido ocupa o segundo lugar com 92 cientistas. O terceiro lugar é ocupado pela Alemanha, com 39 mulheres cientistas no ranking.
Portugal também figura no ranking de 2024 da Research.com com a cientista Isabel Cristina Fernandes Rodrigues Ferreira, do Instituto Politécnico de Bragança, a ocupar a posição 704 entre as 1000 melhores do mundo.
A cientista portuguesa Isabel CFR Ferreira tem vindo a deitar-se ao estudo nas áreas da Botânica, Ciência da alimentação e Enzima, e os seus principais campos de investigação envolvem: Antioxidantes, Ciência dos alimentos, Botânica, Bioquímica e Antimicrobianos.
O perfil científico de Isabel CFR Ferreira indica que o seu estudo sobre Antioxidantes combina tópicos de uma ampla gama de disciplinas, como Fenóis, Medicina tradicional, Decocção e Cromatografia. O estudo sobre Ciência dos alimentos incorpora temas de composto químico orgânico 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), Nutrientes e Ácidos gordos polinsaturados.
Também consta que Isabel CFR Ferreira regularmente une áreas relacionadas como Horticultura nos seus estudos de Botânica. A sua investigação combina Cogumelos e Bioquímica. O estudo biológico abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo bactérias Gram-negativas e Bacillus cereus.