Não é possível separar a melhoria da qualidade de vida nas cidades sem serviços de infraestruturas de Tecnologias de Informação (TI). Infraestruturas que incluem para além das diversas tecnologias, ferramentas IoT e sensores.
Para integrar as mais diversas a Kyndryl, empresa de serviços de infraestruturas de TI, criou uma plataforma centralizada, inteligente e automatizada para a gestão e controlo de serviços críticos para as cidades, como a mobilidade, iluminação, água e resíduos.
A Kyndryl divulgou que tem vindo a implementar em várias cidades a utilização de Internet das Coisas (IoT), de forma que se possam tornar mais eficientes, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e dos serviços e gerando poupanças significativas.
A solução da Kyndryl inclui a rede de comunicações LoraWan para dispostivos de IoT, sensores, servidores em cloud e uma plataforma IoT multi-cliente, que permite visualizar todos os dados recolhidos dos sensores.
A Kyndryl explica que cada eixo (resíduos, luz, água, entre outros) é entregue como um serviço, que vai desde o “Design and Radio Planning & Simulation” da Rede LoraWan, à instalação de equipamentos de rede e dispositivos, assim como a manutenção e gestão de toda a solução.
“O objetivo é conseguir uma maior qualidade e eficiência na gestão urbana, e apoiar os cidadãos, dando-lhes informação relevante acerca da sua interação com a cidade e os seus serviços. A digitalização torna as cidades mais eficientes e melhora a vida dos moradores, gerando poupanças significativas, tornando as cidades mais sustentáveis, conservando os recursos naturais e melhorando a qualidade dos serviços”, afirma José Manuel Paraíso, Country General Manager da Kyndryl Portugal, citado em comunicado da empresa.
Ao implementar soluções IoT para tornar as cidades mais inteligentes, a Kyndryl indica que é dado um passo fundamental na direção da descarbonização e da sustentabilidade. Trata-se de soluções que não melhoram apenas a qualidade de vida dos cidadãos e a eficiência dos serviços, mas também desempenham um papel crucial na conservação dos recursos naturais, na redução das emissões de carbono e na proteção do planeta. A digitalização e a inovação tecnológica desempenham um papel vital na construção de cidades mais ecológicas, contribuindo para um futuro mais sustentável.
A Kyndryl refere que as soluções fornecidas pela Kyndryl nas cinco cidades portuguesas, incluem a Kyndryl Green Solutions – Gestão de Iluminação, que permite a gestão da iluminação pública, através do controlo remoto georreferenciado das luminárias, permitindo a definição de diferentes níveis de luminosidade e controlo de ligar/desligar; integração de dados de entidades internas e externas ao município, como meteorologia ou agenda de eventos da cidade; produção de relatórios com histórico e métricas; funcionalidades de alarmística, de modo a ser possível alertas imediatos. A Kyndryl Green Solutions – Gestão de Parques, é uma solução composta por um conjunto de sensores e câmaras que permitem analisar dados, bem como disponibilizar informação através de painéis de ocupação instalados na via pública.
A Kyndryl refere que conta ainda com a solução Kyndryl Green Solutions – Gestão de Jardins, que facilita a gestão dos sistemas de irrigação, através do controlo remoto dos sistemas de rega, bem como a integração da informação de sites como o IPMA, de forma a obter previsões meteorológicas. A solução Kyndryl Green Solutions – Gestão de Resíduos, que permite a gestão das operações dos contentores de lixo e extração de métricas de desempenho e análise de dados.
Além destas soluções, a Kyndryl indica que disponibiliza ainda a monitorização da qualidade do ar, através da solução Kyndryl Green Solutions – Gestão da Qualidade do Ar, a gestão do controlo do consumo de água, com a solução Kyndryl Green Solutions – Gestão de contadores de água, um sistema de mobilidade urbana, com Kyndryl Green Solutions – Gestão da Mobilidade. Conta ainda com o serviço Kyndryl Green Solutions – Gestão da Água, um sistema de monitorização dos níveis e qualidade das águas dos rios e o sistema Kyndryl Green Solutions – Gestão dos Níveis de Ruido, um sistema de medição autónoma da poluição sonora.
“As cidades precisam de se tornar mais inteligentes, mais conectadas e digitalmente avançadas, de forma a alcançarem o sucesso na reconfiguração da economia e na proteção do planeta e dos seus recursos”, conclui José Manuel Paraíso.