A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), enquanto Autoridade de Gestão do NORTE 2020, promove os Prémios ‘O Norte Somos Nós’, uma iniciativa para reconhecer publicamente projetos inovadores, que tenham sido apoiados pelo programa ‘ON.2 – O Novo Norte’, que é inserido no QREN.
De uma base de mais de 6 mil projetos com grande mérito regional, a CCDR-N identificou 21 finalistas em 7 categorias, ou seja, três projetos por categoria, que cobrem os temas prioritários do anterior ciclo comunitário.
As empresas, grupos de investigação e instituições públicas são reconhecidas pelos investimentos que fizeram nas áreas da Competitividade, Inovação, Investigação, Inclusão, Qualificação, Sustentabilidade e Património.
O projeto vencedor por categoria é eleito pelo público, para isso qualquer pessoa pode manifestar a sua opção votando em http://onortesomosnos.jn.pt/ através da seleção da categoria e do projeto a ser premiado.
Os projetos vencedores serão conhecidos na Gala da Entrega dos Prémios ‘O Norte Somos Nós’, a realizar a 30 de novembro, no Museu do Carro Elétrico, no Porto.
Os projetos finalistas são de acordo com sete categorias.
Na categoria de investigação e desenvolvimento tecnológico, internacionalização e de construção ou ampliação de infraestruturas.
- Universal Museum Guide, promovido pela CARD4B – SYSTEMS, SA, que consta de um guia em smartphone ou tablet que tem uma configuração autónoma para museus, coleções ou exposições.
- Expansão da Quinta do Vallado promovido pela Quinta do Vallado – Sociedade Agrícola Lda. Para além das vinhas e do vinho a atividade é estendida à hotelaria e a visitas a turistas.
- Internacionalização da Lambda promovido pela Lambda & Omega, Lda. Calçado para um nicho de mercado como é o golf.
Na categoria de empresas em consórcio com entidades do Sistema de I&I.
- MUSA – Teste de diagnóstico, promovido por Genetest – Prestação de Serviços de Testes de Diagnóstico Genético, S.A. Introdução do conceito de biópsia líquida (sangue periférico) na rotina clínica em alternativa à biópsia do pulmão.
- Gestão e Otimização de Processos Ambientais, promovido por A2O – Água, Ambiente e Organização, Lda. Sistema de gestão diária de todo o ciclo da água, abrangendo a utilização humana e os ecossistemas onde naturalmente existe.
- Inovação na produção de rolhas de cortiça, promotor Azevedos Indústria – Máquinas e Equipamentos Industriais, S.A. Processo de produção de rolhas de cortiça naturais e rolhas aglomeradas, permitindo reduzir os defeitos que deixam no vinho.
Na categoria de grupos de investigação de entidades do sistema científico e tecnológico.
- CIMO – Centro de Investigação da Montanha, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança. Laboratórios com equipamento que dá resposta às mais diversas áreas científicas como biologia molecular, bromatologia e reologia, microbiologia, química analítica ou solos e fertilidade.
- Associação Fraunhofer Portugal Research Infraestrutura e equipamentos, promovido pela Associação Fraunhofer Portugal. Um centro de cientistas e engenheiros que trabalham em soluções tecnológicas intuitivas e úteis, que melhoram a qualidade de vida das pessoas.
- Programa Integrado RES2INN – ‘From Research to Innovation’, promovido pelo INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. Materiais e baixo consumo de energia é a base do projeto.
Na categoria de unidades de cuidados continuados e creches.
- Kastelo – Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátrica, promovido pela Associação Nomeiodonada. Onde se faz magia com crianças que sobrevivem a doenças graves e dá-se conforto e felicidade a famílias com crianças que estão em fase terminal.
- Creche da Zona Industrial de Padreiro, promovido pelo Município de Arcos de Valdevez. Creche com capacidade para 60 crianças até aos 3 anos gerida pela Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez destina-se aos filhos dos cerca de 600 trabalhadores das empresas instaladas na Zona Industrial do Padreiro.
- Unidade de Cuidados Continuados de Boticas, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Boticas. Dirigido a idosos que passaram a ficar mais próximos dos seus locais de origem e das suas famílias.
Na categoria da economia digital e sociedade do conhecimento e da requalificação da rede de equipamentos da educação pré-escolar e do ensino básico.
- Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere promovido pelo Município de Baião. Um novo centro escolar com capacidade para 240 alunos do primeiro ciclo do ensino básico.
- Digital Games Lab, promovido pelo IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Digital Games Lab onde a aposta é numa abordagem multidisciplinar.
- Operação Escola em Rede, promovido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Acesso à Internet e a instalação de redes de área local em 323 escolas públicas do 2º e 3º ciclos e do secundário, envolvendo mais de 219 mil alunos.
Na categoria de turismo sustentável, e de proteção/celebração da biodiversidade.
- FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na AMP, promovido pela Universidade Católica Portuguesa. Reflorestação de cerca de 100 hectares de áreas ardidas.
- BIOLANDSCAPE – Alto Minho, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. Rede de ecovias e ecopistas e estruturas de apoio à visitação.
- Galeria da Biodiversidade, promovido pela Universidade do Porto. Novo museu em que ganha a biodiversidade.
Na categoria património cultural da Região do Norte.
- Teatro do Bolhão, promovido pela Academia Contemporânea do Espetáculo. Recuperação de um imóvel classificado.
- Museu Internacional de Escultura Contemporânea, promovido pelo Município de Santo Tirso. Museu de escultura ao ar livre.
- Museu Nogueira da Silva, promovido pela Universidade do Minho. Museu com um acervo de porcelanas, ourivesaria e marfins abre-se também a concertos de música lírica e clássica e a workshops e cursos de artes plásticas.