Catarina de Albuquerque foi a primeira Relatora Especial das Nações Unidas para o Direito Humano do acesso a água potável e saneamento, tendo desempenhado, desde 2015, funções de Diretora Executiva da ‘Sanitation and Water for all’ (SWA), e agora é a primeira mulher a ser nomeada Diretora Geral da SWA.
O Governo Português, indicou em comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), que se congratula com a nomeação de Catarina de Albuquerque para o cargo de Diretora Geral da SWA, uma parceria global de Estados, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado, sob a égide da UNICEF, que tem por missão trabalhar para alcançar o acesso universal a água potável e saneamento adequado.
Para o MNE esta nomeação vem reforçar a presença de nacionais portugueses em organizações do universo das Nações Unidas, “facto que muito prestigia o país e ilustra o forte compromisso de Portugal com o multilateralismo, num ano em que a Comunidade Internacional dá especial atenção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado com a Água no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento.”
O comunicado do MNE indica ainda que “o Governo Português reafirma o seu compromisso com a implementação da Agenda 2030 e felicita a nova Diretora Geral formulando votos de grande sucesso.”
Catarina de Albuquerque é licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e possui o Diploma de Estudos Superiores Especializados em Direito Internacional, pelo Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales.
Do curriculum consta o desempenho de funções de consultora jurídica no Gabinete de Documentação e Direito Comparado, um órgão independente sob tutela do Gabinete do Procurador Geral da República. Fez parte de várias delegações portuguesas junto das Nações Unidas e foi consultora do Comité Português para a UNICEF.
Foi Professora Convidada das Faculdades de Direito das Universidade do Minho e de Universidade de Coimbra, e recebeu foi distinguida com Doutoramento Honoris Causa pela Universidade da Carolina do Norte.
Em Portugal foi distinguida com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República e reconhecida como especialista e defensora dos Direitos Humanos. Catarina de Albuquerque foi também distinguida pelo Presidente da Republica com a Ordem de Mérito.