A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), em parceria com o Município de Castelo de Paiva, promove a 5 de março, às 17h30, na Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre os apoios do Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) (NORTE 2020) à criação, expansão ou modernização de pequenos negócios.
A iniciativa de promover a sessão insere-se no âmbito do concurso “SI2E – Sistema de Apoio ao Empreendedorismo e Emprego”, que prevê um apoio na ordem dos 2,5 milhões de euros para micro e pequenas empresas do concelho de Castelo de Paiva. O objetivo é “incentivar a criação de emprego por conta própria e de empresas por desempregados e outras pessoas desfavorecidas ou inativas.”
Com a disponibilidade de fundos da União Europeia, o concurso é motivado pelos prejuízos causados pelo incêndio que atingiu Castelo de, em outubro de 2017. O apoio vai permitir minimizar as perdas sofridas, dado que pode financiar, a fundo perdido, investimentos até 235 mil euros por empresa.
Os fundos da União Europeia vão permitir considerar dois tipos de candidaturas:
■ criar micro e pequenas empresas ou proceder à expansão ou modernização de micro e pequenas empresas que foram criadas há menos de cinco anos;
■ expandir ou modernizar micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.
A CCDR-N indicou que “os apoios incluem financiamento para a criação de postos de trabalho e para investir, por exemplo, na aquisição de máquinas e equipamentos, na componente informática, na gestão de marcas e planos de marketing ou em pequenas obras de remodelação.”
O Programa NORTE 2020 é um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020 e no atual ciclo de fundos da União Europeia destinados a Portugal. É através deste instrumento que é feito o concurso para apoio das Micro Empresas e PME do concelho de Castelo de Paiva.