Um consórcio de parceiros académicos, industriais e governamentais a nível mundial está envolvido no desenvolvimento de carros elétricos aéreos que descolam e aterram verticalmente. Uma Iniciativa de Mobilidade Autónoma de Engenharia da Universidade de Miami, EUA.
Os veículos voadores (eVTOL) de última geração estão a ser desenvolvidos com base em investigações financiadas pela Agência de Projetos de Investigação Avançada de Defesa (DARPA), National Science Foundation, NASA e outras agências governamentais importantes.
No desenvolvimento participam os líderes da indústria Eve Air Mobility, Aeroauto e Ryder System, juntamente com líderes sem fins lucrativos, como o The Beacon Council. O consórcio conta com o apoio de importantes parceiros do setor público, bem como dos Departamentos de Energia, Educação e Transporte, dos EUA.
A iniciativa da Universidade de Miami tem como objetivo avançar a tecnologia de mobilidade autónoma e antecipar os desafios de implementação nas cidades, tornando esse elemento básico da ficção científica parte das nossas vidas diárias. As aplicações são abundantes – desde táxis aéreos, até assistência no transporte rápido de pacientes para hospitais, até trânsito rápido de áreas movimentadas do centro da cidade para o aeroporto. Além disso, a mobilidade autónoma também será aplicada para aspetos de transporte de superfície – como transporte de mercadorias e pessoas.
O consórcio investigará os vários aspetos da mobilidade autónoma, incluindo propulsão avançada, deteção, integração de sinais de satélite com deteção local, inteligência artificial, energia limpa e armazenamento de energia e materiais avançados, com membros proeminentes da ciência a liderar o caminho para o futuro. As questões de segurança, controlo de tráfego aéreo, aspetos regulatórios relacionados com o ruído, segurança cibernética e outros assuntos relevantes também serão abordados.