A Volkswagen apresenta o futuro sistema de carregamento de carros elétricos num parque de estacionamento subterrâneo que vai passar por robôs de carregamento automático. Com a nova estrutura a procura por estações de carregamento deixa de existir. O robô de carregamento móvel da Volkswagen Group Components assume a tarefa de carregamento de forma totalmente autónoma.
Depois do condutor dar a ordem de carregamento através da aplicação ou da comunicação V2X, o robô dirige-se ao veículo que precisa ser carregado e comunica com ele. Desde a abertura da aba da tomada de carga até a conexão do cabo e ao desacoplamento deste. Todo o processo de carregamento ocorre sem nenhuma interação humana.
O robô móvel traz um reboque, ou seja, um dispositivo móvel de armazenamento de energia para junto do veículo e conecta-os. A energia existente no carregador é descarregada para a bateria do veículo elétrico. O dispositivo móvel de armazenamento de energia permanece com o veículo durante todo o processo de carregamento e o robô vai carregando outros veículos elétricos. Após a conclusão do serviço de carregamento, o robô desconecta o dispositivo de armazenamento de energia e leva-o novamente para a estação de carregamento.
Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components, referiu: “O robô de carregamento móvel vai desencadear uma revolução quando o carregamento for feito em diferentes instalações de estacionamento, como estacionamentos de vários andares, gestão de vagas de estacionamento e estacionamentos subterrâneos, porque trazemos a infraestrutura de carga para o carro e não o contrário. Com isso, estamos a tornar quase todos os estacionamentos elétricos, sem necessidade de infraestrutura individuais complexas”.
“É um protótipo visionário, que pode ser transformado em realidade rapidamente, se as condições gerais forem adequadas”, acrescentou Mark Möller. O Volkswagen Group Components está a investigar diferentes abordagens para a montagem da infraestrutura de carregamento e já desenvolveu vários produtos de sucesso. A estação de carregamento rápido flexível e as caixas de parede DC já fazem parte de uma futura família de carregamento. Abordagens inteligentes, flexíveis e orientadas ao cliente para cobrança estão no centro da investigação. Atualmente, outros produtos inovadores, como o robô de carregamento, estão sendo desenvolvidos.
Um robô autónomo, compacto e flexível
O protótipo consiste em um robô compacto e autónomo, além de dispositivos de armazenamento de energia flexíveis e ágeis, também conhecidos como vagões de bateria. Quando totalmente carregados, estes vagões são equipados, cada um, com uma carga de cerca de 25 kWh.
Um robô de carregamento pode mover vários vagões de bateria ao mesmo tempo. Quando for chamado através de aplicação ou comunicação V2X, o robô traz o dispositivo de armazenamento de energia para o veículo elétrico e conecta-os de forma autónoma. Com seus componentes eletrónicos de carregamento integrados, o dispositivo de armazenamento de energia permite o carregamento rápido de corrente contínua com até 50 kW no veículo.
O robô, que pode dirigir de forma autónoma, é equipado com câmaras, scanners a laser e sensores ultrassónicos. A combinação dos sistemas não permite apenas que o robô realize o processo de carregamento de forma totalmente autónoma, mas também se mova livremente na área de estacionamento, para reconhecer possíveis obstáculos e reagir a eles. Dependendo do tamanho da área de estacionamento ou do estacionamento subterrâneo, vários robôs de carregamento podem ser usados simultaneamente para que vários veículos possam ser carregados.
Todo estacionamento pode tornar-se um ponto de carregamento flexível
O robô de carregamento móvel pode ser usado de várias maneiras. Não é apenas um braço de robô que conecta um carro a uma estação de carregamento fixa. Em vez disso, os motoristas têm a opção de estacionar em qualquer espaço disponível, independentemente de uma estação de carga ser gratuita ou não. O robô traz a estação de carregamento na forma de um dispositivo móvel de armazenamento de energia diretamente para o veículo. Para operadores de diferentes instalações de estacionamento, esta é uma solução rápida e fácil para eletrificar todos os espaços de estacionamento. “Essa abordagem tem um enorme potencial económico”, referiu Mark Möller. “O trabalho de construção, bem como os custos para a montagem da infraestrutura de carregamento, podem ser reduzidos consideravelmente com o uso dos robôs”.
O design compacto do robô de carregamento é perfeitamente adequado para uso em áreas de estacionamento restritas sem infraestruturas de carregamento, como estacionamentos subterrâneos. Mark Möller indicou ainda que “o problema conhecido de uma estação de carregamento estar bloqueada por outro veículo deixa de existir. O condutor pode escolher qualquer espaço de estacionamento, como faz até agora e a tarefa seguinte é feita pelo robô.
O robô de carregamento móvel é um protótipo da Volkswagen Group Components, que fornece uma visão do futuro da infraestrutura de carregamento. Uma data possível para o lançamento no mercado do robô de carregamento ainda não foi definida.
A Volkswagen está envolvida em várias iniciativas para estabelecer uma infraestrutura de carregamento em vários níveis. Juntamente com seus revendedores, a empresa está a instalar um total de 36.000 pontos de carregamento em toda a Europa, até 2025. Uma grande parte dos pontos de carregamento vai estar disponível ao público.
A Volkswagen também está a lançar sua própria caixa de parede para carregamento doméstico chamada ID.Charger. E como cofundadora da joint venture IONITY, a Volkswagen participa da instalação de 400 parques de carregamento rápido nas principais estradas da Europa. A médio prazo, carregar um veiculo elétrico é tornar-se tão fácil quanto carregar um smartphone.