Carnaval dos Caretos de Podence assinala com mural encontro dos caretos com Papa Francisco

Carnaval dos Caretos de Podence assinala com mural encontro dos caretos com Papa Francisco
Carnaval dos Caretos de Podence assinala com mural encontro dos caretos com Papa Francisco. Foto: Rosa Pinto

A aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, volta a ser o grande ponto de encontro para festejos de um carnaval que, nos últimos anos, mais tem reunidos visitantes curiosos em conhecer aquele que é considerado o Carnaval português mais genuíno.

De 1 a 4 de março de 2025, o Entrudo Chocalheiro irá levar, como já é hábito, à aldeia transmontana milhares de visitantes. Mas, este ano irá ocorrer na aldeia a inauguração de um mural dedicado ao Papa Francisco, como forma de assinalar a receção calorosa e entusiástica dada pelo Papa a uma comitiva dos Caretos de Podence, no passado mês de janeiro.

Isto depois de, em janeiro último, ter recebido com entusiasmo uma, que foi abençoada pelo Santo Padre. A obra é inaugurada na segunda-feira, 3 de março, pelas 16h30.

Em Podence os chocalhos dos Caretos irão fazer-se ouvir durante os quatro dias, num ritmo em que a tradição leva os homens da aldeia, com mascara, à procura de raparigas para dançar e chocalhar. Uma tradição carnavalesca cheia de cor, luz e som.

O evento é organizado pela Associação Grupo Caretos de Podence, com a colaboração da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Do evento fazem parte mais de quatro dezenas de iniciativas que se estendem por todo o território concelhio, e que pretendem levar os visitantes a conhecer as belezas naturais, e entre outras, a albufeira do Azibo e a serra de Bornes.

Para Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, os Caretos de Podence são “um exemplo de autenticidade e preservação dos costumes mais ancestrais do nosso concelho, que com este evento consegue levar o nome de Podence e de Macedo de Cavaleiros a todo o mundo”, e nos últimos tempos, o Entrudo Chocalheiro, também se vem configurando como um importante impulso à economia local e regional, uma vez que vem atraindo visitantes de todo o País e dos mercados espanhóis de proximidade.

“É isto que cada vez mais os turistas procuram – genuinidade e tradição -, e aqui podem encontrar isso não só no Carnaval, mas, por exemplo, na gastronomia”, realçou o autarca, citado em nota do Município, e lembrou que, simultaneamente com os dias do carnaval, vai realizar-se em Macedo de Cavaleiros “o Fim de Semana Gastronómico, que destacará o grelo, com vários restaurantes do concelho a aderirem e a mostrarem pratos típicos que incluem este ingrediente”.

Para a abertura do evento carnavalesco está programada para o dia 1 de março, uma Caminhada pelo Trilho do Entrudo Chocalheiro, com partida da Casa do Careto, com inscrição obrigatória em adventure@portugalntn.com. Um mercadinho regional, experiências de pintura de máscaras, animação de rua, almoços e jantares tradicionais, noites chocalheiras, desfiles de “facanitos” (crianças vestidas de caretos), desfiles noturnos, exposições, visitas ao Geopark Terras de Cavaleiros, concertos, passeios de buggy e a tradicional procissão da queima são algumas das atividades que constam do programa do evento.