A Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) distinguiu o Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, como “Personalidade do ano”.
A distinção foi hoje atribuída, numa cerimónia no Museu da Eletricidade, onde estiveram reunidos os principais investidores portugueses do ecossistema empreendedor. E onde estiveram presentes a Secretária de Estado, Ana Lehmann, e o Presidente da APBA, João Trigo da Roza.
A nomeação “Personalidade do ano” foi feita um júri de que fizeram parte José Lopes, Board Member of APBA; Lurdes Gramaxo, Executive Board Member of Busy Angels; Jorge Portugal, Managing Director of COTEC; Marco Fernandes, CEO PME Investimentos; e Paulo Fernando Ribeiro,TRS Leader at PWC.
A distinção destina-se a investidores, aceleradores, académicos ou qualquer outra personalidade que se tenha distinguido e sido muito ativa no apoio e desenvolvimento do ecossistema empreendedor em Portugal durante o ano de 2017
O júri distinguiu por unanimidade duas personalidades, uma focada no impacto a nível Nacional, que foi o caso de Carlos Melo Brito, Pró-reitor da Universidade do Porto, e outra voltada para o impacto internacional, neste caso o Comissário europeu Carlos Moedas.
Carlos Moedas referiu que era “um gosto enorme receber esta distinção”, que partilhava “com os empreendedores e investidores” presentes, e acrescentou: “ Agradeço este reconhecimento do trabalho que tenho vindo a fazer como Comissário europeu da inovação para criar melhores condições para o ecossistema da inovação, em termos de regulação e em termos de investimento.”
O Comissário concluiu, referindo: “Comprometo-me todos os dias com a criação de uma economia mais robusta, mais inovadora e mais recetiva às ideias brilhantes. Este é um estímulo para continuar a trabalhar com este objetivo.”