Cem caricaturas da carismática fisionomia de Bob Dylan, cantor, compositor e Prémio Nobel da Literatura, vão estar expostas a partir de hoje, 18 de maio, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. A mostra assinala a pré-abertura do PortoCartoon-World Festival.
O PortoCartoon é este ano dedicado ao músico que deu voz a canções tão célebres como “Blowin’ in the Wind”, “”The Times They Are a-Changin'”, “Like a Rolling Stone”, “Just Like a Woman”, “Mr. Tambourine Man” ou “Subterranean Homesick Blues”.
A exposição, que é o resultado de uma parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Matosinhos, vai estar aberta ao público até 9 de junho. De entre os vários cartoonistas, encontra-se o cartoon do brasileiro Luiz Carlos Fernandes, vencedor do Prémio Especial do PortoCartoon, e os trabalhos que conquistaram (ex-aequo) o segundo prémio, produzidos pelo australiano David Rowe e pelo português António Santos (Santiagu). O terceiro premiado foi Omar Figueroa Turcios, de Espanha.
A dimensão do fenómeno global e transgeracional que Bob Dylan continua a ser ficou sobejamente atestada pelo facto do Prémio Especial, criado em 2013, ter sido o mais concorrido de sempre, mesmo com as anteriores edições a terem sido dedicadas a personalidades como Hemingway, Mandela, Chaplin, Picasso, Woody Allen, Amália Rodrigues ou Cristiano Ronaldo.
“Dylan construiu, num certo sentido, a sua própria iconografia, mas também a sua própria caricatura – e talvez este seja o motivo mais óbvio para explicar o enorme sucesso deste Prémio Especial de Caricatura”, pode ler-se no texto do desdobrável da exposição, de que é autora a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Bob Dylan comemora o seu 78º aniversário no dia 24 de maio, tendo atuado no início deste mês num concerto no Coliseu do Porto.