A Canon ficou em terceiro lugar em número de patentes nos EUA concedidas em 2017 e tornando-se a única empresa no mundo a classificar-se entre as cinco primeiras em 32 anos consecutivos. Mais uma vez ficou em primeiro lugar entre as empresas japonesas.
Em 2005 ocupou o segundo lugar ao obter o registo de 1.829 patentes e em 2015 consegui 4.127 patentes e o terceiro lugar e em 2017 manteve o terceiro lugar com o registo de 3.285 patentes.
A Canon tem vindo a promover ativamente a globalização dos seus negócios e de acordo com a empresa “atribui grande valor à obtenção de patentes no exterior, aderindo a uma estratégia de manutenção de patentes em diversos países e regiões considerados importantes tendo em conta as estratégias de negócios, a tecnologia e as tendências de produtos para cada local.
Nas estratégias da Canon, “os Estados Unidos, com suas muitas empresas de alta tecnologia e a grande escala de mercado, representam uma região particularmente importante em termos de expansão de negócios e alianças tecnológicas.”
A Canon coloca “uma alta prioridade na tecnologia, e no que diz respeito aos resultados de investigação e desenvolvimento, a Companhia promove ativamente a aquisição de direitos de patente” de acordo com “as tendências da tecnologia, ao mesmo tempo em que realiza investigações detalhadas de pré-aplicação para aumentar a qualidade das aplicações.”