A Organização Mundial do Turismo (OMT) distinguiu a campanha internacional do Turismo de Portugal Portugal.The Summer, que resultou de uma parceria com os músicos norte-americanos Portugal.The Man, no ano passado.
O Ministério da Economia, em comunicado, esclareceu que “a ideia, agora premiada, começou a ganhar forma no início de 2018, quando a Secretária de Estado do Turismo estava de visita aos Estado Unidos e a banda acabara de ganhar um Grammy”.
Uma ideia que levou ao lançamento de um desafio a músicos de todo o mundo para submeterem maquetes de reinvenções da canção “Live In The Moment”, um original de Portugal. The Man. O resultado foi o registo de mais de 300 participações oriundas de mais de 20 países.
A banda escolheu das propostas as cinco melhores versões, que foram utilizadas nos cinco filmes promocionais da campanha Portugal. The Summer.
Os cinco vencedores foram NelsØnn (Alemanha), Maria Rui (Alemanha), Brady O’Keefe (Estados Unidos da América), Here Come the Mummies (Estados Unidos da América) e Guga Bruno (Brasil), cujas versões serviram de banda sonora aos filmes “Portugal. The Ocean”, “Portugal. The Nature”, “Portugal. The Music, “Portugal. The Flavours” e “Portugal. The Sun”, respetivamente.
Com realização de Bruno Ferreira, os videoclipes foram filmados nas várias regiões do país recorrendo a storytelling através de uma coreografia, que ilustrava as memórias da sua protagonista.
O reconhecimento da campanha nacional foi feito no decorrer da 23.ª Assembleia Geral da OMT, em São Petersburgo, na Rússia, e sobre o mesmo a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, referiu que “o esforço nacional de projeção do país foi mais uma vez reconhecido”, e acrescentou: “Foi premiado o trabalho coletivo de apresentação de Portugal como destino irresistível e de diversificação de mercados para que o crescimento sustentável continue”.