Campanha europeia “S(he) Works I Care” promove segurança dos trabalhadores nas autoestradas

APCAP recomenda: redobrar atenção nas autoestradas em presença de trabalhos de assistência e veículos parados na berma, respeitar os limites de velocidade e deixar uma distância de segurança para os trabalhadores presentes nas vias, de preferência uma via de circulação.

Campanha europeia “S(he) Works I Care” promove segurança dos trabalhadores nas autoestradas
Campanha europeia “S(he) Works I Care” promove segurança dos trabalhadores nas autoestradas. Foto: DR

Começa dia 20 de junho, a segunda edição da campanha “S(he) Works I Care”, dedicada à segurança rodoviária das pessoas que trabalham nas autoestradas. A campanha é promovida em vários países pela ASECAP, a associação europeia de concessionários, de que a APCAP – Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens faz parte.

Na edição deste ano, Portugal adere com cinco áreas de serviço de concessionárias associadas da APCAP, onde estarão tendas com informação e atividades para automobilistas e profissionais.

Através de atividades de sensibilização, pretende-se juntar quem trabalha nas autoestradas e condutores, tornando-os mais conscientes dos riscos existentes em determinados contextos.

Proteger e não ser visto

Os profissionais das autoestradas protegem diariamente os seus utilizadores, mas muitas vezes não são vistos. O seu trabalho é garantir a segurança das estradas e a manutenção em dia. São agentes, patrulheiros públicos ou de empresas concessionárias, polícias, bombeiros, serviços de emergência ou reboques que todos os dias arriscam a vida nas estradas.

Embora presentes para garantir a segurança dos condutores nas estradas e autoestradas, as vidas dos condutores de patrulha e serviço são muitas vezes colocadas em risco por condutores que não estão concentrados na condução ou que demostram pouco respeito pelo Código da Estrada. Todos os dias, estes profissionais observam demasiados comportamentos perigosos: sonolência, desatenção ao volante, desrespeito pelas distâncias de segurança, pelas velocidades autorizadas ou até pelo corredor de segurança.

Os acidentes põem em evidência os riscos reais a que estes “anjos da guarda” estão expostos diariamente, apesar de serem treinados para intervir com toda a segurança e de acordo com procedimentos testados e comprovados.

Este ano, os patrulheiros estarão uma vez mais no centro das atividades, partilhando as suas experiências, informando sobre as dificuldades com que se deparam diariamente e relembrando a importância da vigilância e do respeito pelo Código da Estrada. Os condutores poderão participar numa vasta gama de workshops e simulações para ilustrar, na prática, os riscos que os profissionais enfrentam diariamente para garantir a segurança de todos os condutores nas estradas. Os patrulheiros, que participam no evento, terão assim oportunidade de transmitir esta mensagem ao maior número possível de pessoas.

Uma campanha europeia, mas não só

A campanha de sensibilização assumirá uma dimensão europeia apoiada por toda a rede gerida pelos membros da ASECAP. Depois da Áustria, França, Croácia, Irlanda e Portugal, que organizaram eventos nos primeiros anos da campanha, novos países estão agora a juntar-se à família “(S)he Works I Care”. É o caso de Itália, Grécia, Polónia, Sérvia, Eslovénia, Eslováquia, Turquia e Hong Kong, assim como Hungria.