Campanha de vacinação contra a poliomielite coloca esforços no sul de Gaza

Campanha de vacinação contra a poliomielite coloca esforços no sul de Gaza
Campanha de vacinação contra a poliomielite coloca esforços no sul de Gaza. Foto: © OMS

No 5 de setembro de 2024 começou no sul de Gaza a segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite. Dados das agências das Nações Unidas indicam que cerca de 517 equipes, incluindo 384 equipes móveis, foram mobilizadas, com o objetivo de atingir 340.000 crianças em quatro dias.

A campanha de vacinação está agora a decorrer no sul após a conclusão bem-sucedida da primeira fase no centro de Gaza, em 3 de setembro, onde mais de 187.000 crianças menores de 10 anos foram vacinadas num esforço de três dias, excedendo a meta estimada de 157.000 crianças.

As vacinas foram fornecidas em 143 locais fixos, incluindo hospitais e centros de cuidados primários de saúde, campos de pessoas deslocadas, principais rotas de trânsito e espaços de reunião pública, como locais de aprendizagem temporários, pontos de distribuição de alimentos e água. As equipas móveis também realizaram visitas de tenda em tenda e realizaram missões especiais para aceder a famílias que, devido à insegurança, não teriam conseguido imunizar os filhos.

Para garantir que nenhuma criança seja esquecida, quatro grandes unidades de saúde no centro de Gaza continuam a oferecer vacinas por mais alguns dias.

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o território palestino ocupado, Richard Peeperkorn, continua a apelar a todas as partes do conflito para manterem um compromisso com pausas humanitárias específicas da área que são críticas para o sucesso da campanha.

A fase atual no sul de Gaza deve terminar em 8 de setembro, com a terceira e última fase programada para ocorrer no norte de Gaza de 9 a 11 de setembro, com o objetivo de atingir cerca de 150.000 crianças.

A UNICEF relata que todas as 1,6 milhões de doses da Vacina Oral contra a Poliomielite Tipo 2 (nOPV2) são necessárias para imunizar todas as crianças menores de 10 anos, com a segunda remessa que chegou em 3 de setembro.