Caminhar é uma forma económica de fazer exercício para a maioria das pessoas com diversas capacidades e idades. Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista da Mayo Clinic, EUA, afirma que não existe um número mágico de passos por dia que devem ser alcançados pelas pessoas porque uma pessoa é diferente das outras. O mais importante é que as pessoas se movimentem.
“Caminhar é talvez o tipo de atividade física mais fácil, mas igual e um dos mais eficazes que o ser humano pode realizar”, afirma o cardiologista.
Quantos passos devemos dar diariamente?
“Para uma pessoa de 25 a 30 anos, provavelmente caminhar 6.000 passos por dia é muito pouco, enquanto para uma pessoa de 85 anos, caminhar 5.000 passos é muito positivo”, esclarece o cardiologista.
Ora o importante é fazer com que a caminhada seja parte da rotina diária. Usar as escalas, ir aos estabelecimentos comerciais sem usar o carro ou estaciona-lo afastado da loja onde pretende ir.
“As pessoas deveriam caminhar todos os dias, pelo menos 15 ou 20 minutos”, afirma Francisco Lopez-Jimenez.
No escritório fazer uma pausa e um passeio é benéfico para a cabeça e para o coração.
“Caminhar tem muitos efeitos benéficos para a saúde e, além dos benefícios cardiovasculares, também melhora a saúde mental”, explica o cardiologista da Mayo Clinic.
Os conselhos do cardiologista para adicionar mais passos ao seu dia:
- Leve o cão a passear ou procure um companheiro de passeio.
- Vá ao mercado.
- Convide a família.
- Caminhe enquanto espera.
- Agende caminhadas em dias de trabalho.
- Estacione o carro mais longe.
- Suba as escalas.
- Estabeleça metas pessoais.