As 11 Juntas de Freguesia do concelho de Valença veem, este ano, reforçadas as verbas pela Câmara Municipal, num montante superior a 1 milhão e 400 mil euros.
O Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias para o ano de 2025, assinado entre o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, e os presidentes das juntas de freguesia, prevê a transferência de 1 milhão e 436 mil euros para as freguesias valencianas, em 2025, mantendo a tendência de aumento das transferências, dos últimos anos.
Do valor a transferir, 354 mil euros correspondem aos apoios a conceder no âmbito da delegação de competências, 650 mil euros correspondem aos contratos programas com as juntas de freguesia, 181 mil euros são destinados a financiar os operacionais colocados pela Câmara Municipal ao serviço das freguesias e 250 mil euros são para investimentos prioritários e estruturantes identificados nas freguesias.
Na decisão do acordo está, como referiu o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, a opção por “uma gestão de proximidade capacitando as nossas freguesias com os meios necessários para dar resposta aos anseios e necessidades mais prementes dos valencianos”.
Mas, as transferências para as Juntas de Freguesia fazem parte de uma política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a edilidade tem vindo a implementar, como é manifesto anualmente.
É assumido, pela Presidência da Câmara, que com a política de descentralização adotada e reforçada, pretende, através do reforço de recursos financeiros, materiais e humanos, satisfazer as necessidades das freguesias, para assunção de uma maior capacitação, com meios para a ação e que contribuam para um desenvolvimento integrado, solidário e sustentável, que se deseja para todo o concelho.