O célebre líder indígena da Amazónia, Dadá Borari (Odair José Alves de Souza) é o cacique da Terra Indígena Maró, com 420 quilómetros quadrados, e é considerado uma das lideranças mais importantes da região.
Em 2021, foi retratado no filme A Carta, em que foi escolhido como representante da Amazónia e dos povos indígenas para viajar e encontrar-se com o Papa Francisco, no Vaticano, em Itália.
É atualmente responsável pelo programa Guardiões da Floresta da Treesistance e lidera o treino em diferentes territórios.
Após a primeira participação do Cacique Dada na cimeira Digital with Purpose em 2023, em Lisboa, regressa novamente para estar presente na edição deste ano, em Cascais. O líder indígena irá falar do avanço dos projetos de conservação dos territórios indígenas e do seu impacto na proteção da Amazónia.
Dia 8 de julho de 2024 das 18h00 às 19h30, no Jardim Botânico de Lisboa, Cacique Dadá Borari estará à conversa com Marília Xavier Cury (MAE-USP), Marta Lourenço (MUHNAC) e António Gouveia (CFE-UC). A entrada para o Jardim é feita pelo nº 56 da Rua da Escola Politécnica, e a participação é livre.