O novo Bull Sequana é o primeiro supercomputador da geração Exaescale dotado com capacidade para processar um trilião de operações por segundo, o que equivale a um desempenho mil vezes superior aos atuais sistemas e um consumo de energia 10 vezes inferior.
O supercomputador Bull Sequana está a ser implementado na Comissão de Energias Alternativas e Energia Atómica Francesa (CEA). Um supercomputador apto a integrar as futuras mais avançadas tecnologias.
Com este supercomputador a Atos reforça a posição de liderança no processamento e análise de volumes exponenciais de dados, permitindo que as empresas reinventem os seus modelos de negócio através da oferta de soluções analíticas e preditivas Atos Codex.
“A empresa Atos posiciona-se como um dos quatro fabricantes mundiais, e o único na Europa, que possui a experiência e a capacidade técnica necessárias para construir supercomputadores”, refere Thierry Breton, Diretor executivo da Atos.
A nova geração de supercomputadores Sequana vai permitir satisfazer necessidades excecionais de processamento de dados em setores como a segurança em tempo real, a medicina personalizada, a agricultura de alta precisão ou a meteorologia, indica a Atos.
No campo da meteorologia a grande capacidade de computação do Sequana irá permitir disponibilizar previsões muito mais rigorosas e completas, tais como bancos de nevoeiro ou tempestades nas imediações dos aeroportos.
Ao longo dos próximos anos, o supercomputador será integrado com as tecnologias mais avançadas do mercado, dada a sua arquitetura aberta. Um supercomputador projetado de acordo com os principais standards da indústria de software e hardware, para permitir que os utilizadores possam otimizar os seus investimentos.
As funcionalidades da computação de grande capacidade são geralmente projetadas para os grandes centros de investigação, mas a reduzida dimensão, integração dos componentes e a flexibilidade dos Bull Sequana permite que estes supercomputadores possam ser utilizados por empresas de menor dimensão e de diferentes setores de atividade.
O Bull Sequana é o resultado da engenharia da Atos e das parcerias tecnológicas com as grandes empresas do setor das Tecnologias de Informação, refere a Atos, que indica ainda que o supercomputador é construído na fábrica da empresa, em Angers, na França.
O novo supercomputador possui a capacidade de processamento de grandes volumes de dados que é otimizada pelos serviços de Big Data, o Atos Codex, ou seja, uma solução integrada para a análise cognitiva e para a computação preditiva.