O ciclo ‘Concertos com História’, dinamizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA), no âmbito do projeto “Abraç’Artes – Interculturalidade”, vai em 2019 viajar pela língua portuguesa e pelas sonoridades do Brasil, Moçambique e Angola.
“Brasil. A paixão pela música – influências e identidades” é o primeiro espetáculo a abrir este ciclo de concertos, marcado para dia 18 de janeiro, pelas 21h00, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL), a antiga Igreja da Misericórdia. No dia 16 de fevereiro o concerto é dedicado a Moçambique e em 22 de março, a Angola.
“Depois de, em 2018, termos passado pelo leste da Europa, nos concertos de celebração da cultura russa e ucraniana, e de nos termos “feito ao mar” para descobrir as tradições culturais do povo chileno, vamos agora conhecer as do Brasil, Angola e Moçambique, numa perspetiva de confluência de culturas e de enriquecimento mútuo”, referiu Acácio de Sousa, presidente do OLCA.
Os alunos do OLCA e os seus pais são novamente os protagonistas desta homenagem à cultura do mundo, que terá momentos de música, dança e também de comentário histórico, e oportunidade para conhecer instrumentos e outros objetos típicos do Brasil.
Acácio de Sousa revelou que “os ‘Concertos com História’ querem, sobretudo, valorizar a diversidade cultural que existe na nossa cidade através da performance e da partilha cultural, em que são dados a conhecer aos leirienses as tradições dos países, que estão sobretudo presentes na música e na dança”.
O projeto “Abraç’Artes – Interculturalidade”, está integrado no programa “Incluir com Arte” do OLCA, e tem como objetivo promover a cooperação e o convívio intercultural através da música e da dança entre alunos de diferentes nacionalidades, assim como o reconhecimento e valorização da diversidade cultural como fonte de oportunidade e aprendizagem para todos. O projeto tem o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM), com financiamento pelo Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI).