Bragança renova o sistema “XISPA” com bicicletas elétricas

Novas bicicletas elétricas, novas estações de recolha/estacionamento de bicicletas e nova aplicação para uso do sistema de bikesharing inteligente "XISPA" já estão em funcionamento na cidade de Bragança. Um sistema que é gratuito.

Bragança renova o sistema “XISPA” com bicicletas elétricas
Bragança renova o sistema “XISPA” com bicicletas elétricas. Foto: Rosa Pinto

No dia em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, 22 de setembro de 2023, a Autarquia de Bragança reafirma o compromisso com a mobilidade sustentável, com a entrada em funcionamento do renovado sistema de bicicletas partilhadas “XISPA”.

O sistema renovado inclui novas estações inteligentes, em pontos estratégicos de utilização, e 20 modernas bicicletas elétricas, mantendo a sua utilização gratuita. Num investimento do Município no valor de cerca de 100 mil euros.

O sistema de bikesharing inteligente “XISPA” arrancou em Bragança em 2015. Em 2023 recebe uma atualização, com equipamentos melhorados: estações E-Bike; bicicletas; novo sistema de utilização (com uma app para smartphones dedicada) e uma imagem renovada, sob o desígnio “BRAGANÇA #XISPA COMIGO”.

As 20 novas bicicletas “XISPA” têm autonomia entre 40 e 60km (dependendo da intensidade de utilização). As estações E-Bike de recolha/estacionamento de bicicletas estão estrategicamente espalhadas pela cidade, como: Praça da Sé; Estação Rodoviária e Campus do IPB, e possuem um novo sistema de funcionamento.

Como utilizar uma bicicleta

Para utilizar uma “XISPA” basta, a qualquer cidadão, após descarregar a aplicação no smartphone, proceder à inscrição na respetiva plataforma, aceder virtualmente à estação mais próxima e selecionar uma das bicicletas disponíveis.

Depois, deve, simplesmente, desbloquear a bicicleta, fazendo scan do QR Code disponibilizado no equipamento, e efetuar a respetiva viagem. Para finalizar deve fazer o upload, através da aplicação, de uma fotografia da bicicleta devidamente estacionada e trancada.

A utilização do sistema “XISPA” é grátis, com a obrigatoriedade do cumprimento das respetivas normas de funcionamento (disponíveis em www.cm-braganca.pt e na app).

O Município de Bragança lembra que o relançamento do renovado sistema de bikesharing inteligente “XISPA” é testemunho do compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação na área da mobilidade.

Ciclovias em Bragança

Bragança dispõe de um total de 46,59km de ciclovias (incluindo a EcoPista, Ciclovia Envolvente ao IPB, Ciclovia do Pólis, Ciclovia da Mãe D’Água, Circular Interior de Bragança e Pista Ciclável Partilhada Mista em Zona Urbana). Assim, em Bragança, estão já assegurados acessos aos principais espaços de interesse público da cidade, como o centro histórico, as escolas da cidade, serviços e polos económicos através de ciclovias.

O Município indica que tem mais 15,64km de ciclovia planeada e para executar, e que as ciclovias existentes e as que se encontram em execução ou m fase de projeto irão fazer parte de uma rede ciclável segura e confortável com 62,23km.

Do projeto de mobilidade faz parte também o melhoramento dos passeios/infraestruturas adjacentes e, ainda, a introdução de soluções smart, como passadeiras e abrigos inteligentes, para uma mobilidade universal.

De acordo com o Plano para a Mobilidade Sustentável definido pelo Município de Bragança, a cidade será dotada de condições para o fomento da mobilidade urbana sustentável, incentivando o uso de modos suaves de transporte, como a bicicleta.