Braga Science Film Fest 2024 tem em competição 80 películas de 32 países

Braga Science Film Fest 2024 tem em competição 80 películas de 32 países
Braga Science Film Fest 2024 tem em competição 80 películas de 32 países

A segunda edição do “Braga Science Film Fest”, festival internacional de curtas-metragens de ciência, tem lugar nos dias 16 e 24 de novembro de 2024, em formato híbrido e gratuito. Nesta edição estão em competição 80 curtas-metragens de documentário, animação, experimental e ficção, de 32 países, de entre 2100 obras candidatas de 114 países,

O “Braga Science Film Fest” é organizado por alumni do mestrado de Comunicação de Ciência da Universidade do Minho, e tem o apoio institucional da Escola de Ciências e do Instituto de Ciências Sociais e o patrocínio da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O programa, acessível em bragasciencefilmfest.com, é a organização descreve que é focado na promoção da comunicação de ciência através do cinema, promovendo o diálogo entre ideias e conceitos científicos e narrativas audiovisuais de conteúdo criativo, acessível a diversos públicos.

Nesta edição é trazida à discussão a intersecção entre inteligência artificial (IA) e o cinema de ciência, o que leva ao navegar pelas promessas, desafios e considerações éticas da integração da IA no processo criativo cinematográfico e o seu impacto na comunicação de ciência, como refere a organização do evento.

Estreias nacionais e mundiais

Este ano a o festival traz trinta e sete curtas-metragens que são estreia nacional e há quatro em estreia mundial, entre as quais as portuguesas “Exploring the importance of ponds”, animação de José Teixeira, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), e “pill”, curta-metragem experimental da associação cultural Marionet.

Para além do acesso online e gratuito a todas as películas, a edição de 2024 conta com dez sessões de cinema pop-up em vários espaços de Braga. Dia 16 de novembro na Praça – Mercado Municipal, dia 17 de novembro no Braga Parque, e nos dias 19 e 21 de novembro na Universidade do Minho, No dia 19 de novembro na Escola Secundária D. Maria II e na Escola Secundária Carlos Amarante nos dias 18 a 22 de novembro, vão receber uma amostra das curtas-metragens a concurso.

Do júri do festival faz parte Clara Nellist, comunicadora de ciência e investigadora do CERN; Madalena Boto, bióloga e realizadora; Pedro Rego, fotógrafo; Ricardo Domínguez Jover, programador cultural espanhol e membro da direção da European Science Film Association; e Anabela Carvalho, professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.