A Boeing anunciou hoje três nomes para liderarem atividades da Companhia a partir de 22 de abril de 2019, com o objetivo de fortalecer ainda mais a presença global e parcerias com a brasileira Embraer.
Marc Allen, 45 anos, atual presidente da Boeing International, foi nomeado vice-presidente sénior da Boeing e presidente da Embraer Partnership and Group Operations. Reporta ao Presidente e CEO da Boeing. Marc Allen torna-se o principal executivo da Boeing responsável pela preparação da integração de várias operações do grupo Embraer com a Boeing, e na conclusão do negócio, execução, desempenho financeiro e crescimento dos ativos da Embraer. Marc Allen vai continuar como membro do Conselho Executivo da Boeing.
A Boeing e a Embraer aprovaram em dezembro de 2018 duas joint venture – uma parceria de aviação comercial e uma joint venture KC-390, o governo brasileiro deu sua aprovação para ambas as parcerias em janeiro de 2019. Pouco tempo depois, o conselho de administração da Embraer ratificou o apoio ao acordo e os acionistas da Embraer aprovaram o acordo em fevereiro. A Boeing terá uma participação acionista de 80% na nova companhia comercial de aeronaves e serviços, e a Embraer ficará com os 20% restantes.
Marc Allen vai presidir o conselho da nova empresa. A Embraer terá 51% das ações da joint venture KC-390, com a Boeing a deter os 49% restantes. Marc Allen vai atuar como principal representante da Boeing na direção da joint venture KC-390. Esta joint venture está sujeita à obtenção de aprovações regulatórias e à satisfação de outras condições, que a Boeing e a Embraer esperam atingir até o final de 2019.
“A experiência e os relacionamentos globais de Marc Allen, o profundo conhecimento da nossa indústria e a paixão pelas pessoas tornam-no excecionalmente qualificado para liderar com a integração dessas duas empresas icônicas”, referiu Muilenburg.
Marc Allen, que ingressou na Boeing em 2007, atuou nos últimos quatro anos como presidente da Boeing International, liderando a estratégia de crescimento global e as operações corporativas da empresa. Anteriormente, Marc Allen ocupou vários cargos de liderança, incluindo presidente da Boeing Capital Corporation, presidente da Boeing China, vice-presidente da Global Law Affairs e conselheiro geral da Boeing International. Antes de trabalhar na Boeing, exercia a advocacia em Washington.
Michael Arthur, 68 anos, atual presidente da Boeing Europe e diretor executivo da Boeing no Reino Unido e na Irlanda, vai suceder Allen como presidente da Boeing International.
Como presidente da Boeing International, Michael Arthur é primeiro não americano a fazer parte do Conselho Executivo, e vai reportar a Muilenburg. Michael Arthur vai conduzir a estratégia global da empresa e as operações corporativas fora dos EUA, supervisionando 18 escritórios regionais nos principais mercados globais. Arthur manterá escritórios em Londres e em Arlington, na Virgínia.
“Sir Michael Arthur é uma voz líder em questões internacionais e tem sido fundamental para ajudar a Boeing a tornar-se uma empresa mais global nos últimos anos”, referiu Muilenburg. “Alavancando perceções e relacionamentos que ele desenvolveu ao longo de décadas, a elevação de Sir Michael para nossos altos escalões vai acelerar ainda mais nosso progresso para se tornar não apenas o líder no setor aeroespacial, mas um campeão industrial global.”
Antes de ingressar na Boeing em 2014, o britânico Michael Arthur passou três décadas de serviço internacional no governo no Serviço Diplomático Britânico do Foreign Commonwealth Office, inclusive servindo como embaixador britânico na Alemanha e alto-comissário britânico na Índia.
John Slattery, 50 anos, atual presidente e diretor executivo da Embraer Commercial Aviation e vice-presidente executivo da Embraer SA, assume o cargo de presidente e diretor executivo da joint venture de serviços comerciais e de aviação entre a Boeing e a Embraer. Esta nomeação está sujeita a nomeação formal pelo Conselho de Administração da joint venture após a sua concretização final. Uma vez aprovado, Slattery reportará a Marc Allen como presidente de direção da empresa. John Slattery terá escritório em São José dos Campos, no Brasil.
“Esta joint venture será uma das parcerias mais importantes no setor de aviação comercial e John Slattery é a pessoa certa para a liderar”, referiu Greg Smith, diretor financeiro da Boeing e vice-presidente executivo de Performance e Estratégia Empresarial. “Ele traz um tremendo foco no cliente, profundo conhecimento da indústria, e combinado com uma paixão pela inovação e visão para o futuro da indústria de aviação comercial do Brasil.”
John Slattery ingressou na Embraer em 2011 como vice-presidente sénior responsável pelo financiamento de clientes, gestão de ativos e riscos. John Slattery foi nomeado presidente e diretor executivo da Embraer Commercial Aviation e vice-presidente executivo da Embraer SA em 2016. Antes da Embraer, passou 15 anos em cargos executivos em organizações de consultoria, leasing e bancos comerciais de aviação comercial.