Há várias décadas que a BMW Motorrad tem sido considerada uma empresa de top em questões ligadas à segurança em motociclismo. A BMW Motorrad continua a ser pioneira em domínios como o ABS, controle antiderrapante, controle de tração dinâmico ou equipamentos de segurança do motociclista. Mas a BMW Motorrad continua a melhorar a segurança do motociclismo tornando as motas mais seguras e mais atraentes.
O protótipo R 1200 RS ConnectedRide, que a BMW Motorrad apresentou na Conferência CMC 2017, em 12 de outubro, em Munique, é uma visão sobre os futuros sistemas de segurança de motos. Além de um assistente para curvas e cruzamentos, a R 1200 RS ConnectedRide possui uma grande quantidade de outros sistemas que estão projetados para evitar acidentes entre motociclistas e outros veículos.
Os condutores que circulam nas vias e que ignorar o direito de passagem são avisados, assim como o próprio motociclista. Quando uma situação de eventual perigo é detetada as medidas de alerta são iniciadas devido ao sistema de Comunicação Veículo para Veículo (V2V), com base num padrão de comunicações já estabelecido entre fabricantes, e com um sistema de localização de alta precisão através do Sistema de Satélites de Navegação Global Diferencial (DGNSS, sigla em inglês).
Em 2016, a BMW Motorrad, Honda e Yamaha criaram o Consórcio de Motociclos Conectados (CMC), com o objetivo de promover Sistemas Cooperativos de Transporte Inteligente (C-ITS, sigla em inglês) para motociclos.
O CMC tem especial atenção aos requisitos específicos do motociclismo, tendo em vista o desenvolvimento altamente dinâmico dos sistemas de segurança automobilística. Isto inclui, a comunicação Veículo para Veículo, que não considerava, até o momento, os aspetos de segurança específicos do motociclismo.
Na Conferência CMC 2017 os pontos fortes centraram-se no intercâmbio de informações entre a Direcção-Geral da Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia (DG MOVE), através do seu representante Pedro Barradas, e Ulrich Veh, Director de Segurança da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), bem como de Antonio Perlot, secretário-geral da Associação Europeia de Fabricantes de Motociclos (ACEM).
Karl Viktor Schaller, Presidente do CMC, e chefe de desenvolvimento da BMW Motorrad, referiu que “o objetivo é promover o uso abrangente de sistemas de segurança cooperativa para motociclos numa fase inicial, para explorar o seu potencial no aumento de segurança, bem como o prazer do motociclista”, e acrescentou: “É por isso que a BMW Motorrad está a convidar outras empresas para se juntarem” ao CMC.
O CMC anunciou que em 2018 vai apresentar novos equipamentos para ilustrar os mais recentes desenvolvimentos de sistemas de segurança para veículos de duas rodas. Uma antevisão do próximo futuro foi já apresentado na CMC 2017 com o protótipo BMW R 1200 RS ConnectedRide, bem como dois protótipos baseados num Honda CRF 1000 L Africa Twin e num Yamaha MT-09 Tracer que recorrem a uma arquitetura comum.
A próxima apresentação do CMC é no ITS World Congress que decorre de 29 de outubro a 2 de novembro de 2017, em Montreal, Canadá. O ITS World Congress é o maior evento mundial focado em sistemas e serviços de transporte inteligentes. A CMC vai aprofundar no evento os temas sobre redes conetadas e comunicação V2V com especialistas dos EUA, Europa e Taiwan.