Desde as montanhas do Himalaia, ao deserto do Saara ou aos círculos polares, as motos série BMW GS, equipadas com o motor flat-twin, foram sempre, ao longo de 30 anos, os modelos ‘aventureiros que combinam o turismo de longa distância com qualidade de viagem, desempenho dinâmico, resistência e capacidade offroad.
Com estreia mundial da versão de teste da próxima moto da série R 1200 GS xDrive Hybrid, a BMW abre um novo capítulo na história da GS e lança o primeiro enduro de viagem com tração integral de série.
R 1200 GS xDrive Hybrid: o primeiro enduro de viagem com tração integral do mundo.
O novo modelo R 1200 GS xDrive Hybrid baseia-se na ‘lendária’ R 1200 GS Adventure. O air/liquid cooled flat twin gera uma potência de 92 kW (125 hp) a 7.750 rpm, bem como um binário máximo de 125 Nm a 6 500 rpm e entrega-o na roda traseira através do eixo de uma maneira já familiar.
O modelo híbrido com potência total de 170 cv garante um elevado desempenho em todas as condições de condução.
A tração integral exclusiva da roda dianteira do novo R 1200 GS xDrive Hybrid assegura uma tração ainda melhor em estradas escorregadias, areia profunda ou lama. Este feito tecnológico foi conseguido usando o sistema desenvolvido pela BMW Automobiles. A movimentação de todas as rodas pode ser operada automaticamente ou manualmente pelo piloto através do interruptor 2WD localizado na unidade de operação do punho esquerdo. Ativa o sistema e-Drive do cubo de roda que funciona tanto como motor elétrico como gerador.
Com uma potência adicional de 45 cv e um desempenho total de 170 cv, o sistema inovador de tração integral abre uma nova dimensão de desempenho e de adequação para offroad.
Uma nova geração de baterias, derivada da tecnologia de baterias BMW i, armazena a energia recuperada durante a travagem. O sistema e-Drive na roda dianteira é fornecido com esta energia e o R 1200 GS xDrive Hybrid rider pode usá-lo para acelerar, além da potência fornecida pelo motor de combustão.
Graças à sofisticada tecnologia de gestão, a potência é sempre fornecida à roda dianteira na quantidade certa e adequada, dependendo da situação de condução. Isto significa que a roda dianteira só recebe a quantidade de energia que as condições de tração permitam. Por exemplo em condições de neve molhada ou com camada profunda.
O piloto pode usar um número de modos de condução para personalizar como funciona o sistema de tração integral e ajustar as estratégias de recuperação do sistema híbrido para atender às suas necessidades. Tudo pode ser controlado usando o display LCD inovador.
Desempenho de travagem otimizado e relação de peso equilibrada graças à recuperação inteligente e freio de disco único.
Graças ao processo de recuperação, que foi integrado no sistema BMW Motorrad ABS, o desempenho de travagem foi melhorado ainda mais. Uma solução combinada inteligente também permitiu reduzir o sistema de freio hidráulico de duplo disco convencional na frente para um sistema de freio de disco único economizando, assim, aproximadamente 2,9 kg de peso.
Em combinação com o eixo de roda e-Drive, que pesa apenas 880 gramas, a agilidade da moto também foi otimizada. Graças ao equilíbrio de peso positivo da moto, o nível de peso da atual R 1200 GS Adventure pode ser mantido apesar da tecnologia híbrida all-wheel adicional.
Esta moto irá levá-lo a qualquer lugar, em qualquer superfície – mesmo ao Pólo Norte.
A versão de teste da nova moto R 1200 GS xDrive Hybrid já foi submetida a milhares de quilómetros nas mais difíceis condições de condução, incluindo quando Reiner Scherbeck, o chefe de testes de inverno na BMW Motorrad, viajou para o Cabo Norte e de lá através do congelado Mar de Barents para o Pólo Norte e vice-versa.
Reiner Scherbeck verificou que a moto continuou sem problemas e a unidade de tração integral funcionar a menos 56 graus. Devido ao equipamento funcional de piloto BMW, as temperaturas gélidas também não foram um problema para o piloto.
Para Reiner Scherbeck a principal conclusão é que, pela primeira vez, a BMW oferece uma moto que torna o andar de moto um prazer em situações de profundidades de neve de 1,25 metros. Também foram desenvolvidos componentes especiais da seção dianteira no novo R 1200 GS xDrive Hybrid para este fim, bem como pneus de alta velocidade adequados para todas as estações, para satisfazer os requisitos necessários de funcionamento em alta velocidade do inverno.
O novo modelo BMW R 1200 GS xDrive híbrido será estará disponível a partir do segundo semestre de 2017. A BMW Motorrad vai anunciar as combinações de pneus especiais e as características opcionais do equipamento, bem como o preço de venda oficial.