Um novo Centro de Simulação de Condução Autónoma está já a tomar forma em Munique, com o início da construção de uma das mais avançadas instalações do mundo para a simulação de situações reais de condução. O novo Centro faz parte da estratégia de investigação e Inovação do plano “FIZ Future” do Grupo BMW.
As novas instalações vão oferecer possibilidades únicas para testes virtuais de sistemas avançados de assistência à condução e conceitos inovadores de serviços de conteúdos e de controlo, bem como vai fortalecer a experiência em desenvolvimento do Grupo BMW no campo da condução autónoma.
Uma característica única da instalação é o simulador de alta fidelidade, no qual movimentos longitudinais, transversais e rotacionais de um veículo podem ser representados simultaneamente e, portanto, muito realisticamente. Isso permite que os engenheiros da BMW “tragam a estrada para o laboratório” e assim possam realizar estudos como se estivessem num ambiente de tráfego rodoviário no mundo real.
Com o novo sistema vai ser possível simular situações de condução urbana que representam um desafio particular no contexto da condução autónoma. As experiências podem ser reproduzidas realisticamente, permitindo que as respostas dos veículos sejam constantemente melhoradas.
O novo Centro de Simulação de Condução como chave do plano “FIZ Future”.
A condução autónoma é uma das principais áreas de tecnologia que o Grupo BMW designou como sendo de importância central na sua estratégia corporativa “NUMBER ONE > NEXT”. A construção do novo Centro de Simulação de Condução faz parte do plano “FIZ Future”, que prevê que a unidade central de desenvolvimento do Grupo BMW cresça em cerca de 50% em várias etapas até 2050.
O centro vai cobrir uma área total de 11.400 metros quadrados, e terá 14 simuladores e laboratórios de usabilidade onde vão trabalhar 157 técnicos. O BMW Group Research tem planeado começar a trabalhar no centro em 2020. O investimento no novo Centro de Simulação de Condução é estimado em cerca de 100 milhões de euros.
BMW tem décadas de experiência em simulação de condução.
Os simuladores avançados de condução tornaram-se uma ferramenta indispensável, especialmente para o desenvolvimento e teste de sistemas de assistência à direção e outros conceitos incluindo o de controlo.
A funcionalidade e a adequação, para o uso de novos sistemas pelo condutor, são testadas em detalhes enquanto ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento. O simulador de condução serve como um link entre o teste funcional individual de hardware e componentes de software, por um lado, e testes de estrada com sistemas completos, por outro.
O Grupo BMW tem muitos anos de experiência no uso de simuladores. No início dos anos 90, simuladores de condução estática foram usados no desenvolvimento de carros BMW. Para modelar com detalhes o que acontece na estrada, tem vindo a usar, desde 2006, um simulador dinâmico de condução.
Simuladores para funções de condução autónoma
No novo Centro de Simulação de Condução vão ser instalados dois simuladores de condução inovadores projetados especificamente para dar resposta aos requisitos de teste de sistemas de direção autónoma altamente complexa.
O novo simulador de alta dinâmica é capaz de gerar forças de aceleração longitudinais e transversais de até 1,0 g. É usado para testar novos sistemas e funções, replicando manobras de evasão altamente dinâmicas, travagem total e aceleração. Uma imagem extremamente detalhada das características de condução do mundo real é fornecida pela segunda unidade, o simulador de alta fidelidade, com travagem e aceleração em curvas, condução em rotundas e séries rápidas de múltiplas manobras podem ser reproduzidas com alta precisão no simulador.
Centro de Simulação de Condução para sistemas complexos
O novo Centro de Simulação de Condução vai dar resposta aos requisitos cada vez maiores decorrentes da crescente complexidade dos sistemas de condução autónoma. No futuro, vai permitir que situações de condução diferentes sejam reproduzidas em número significativamente maiores e de forma mais detalhada.
Aspetos individuais de um cenário particular podem ser variados e combinados livremente. Isto significa, por exemplo, que a configuração de um novo sistema de assistência à condução pode ser testada em condições diferentes numa fase inicial, a fim de encontrar o equilíbrio ideal entre um perfil dinâmico e orientado para o conforto antes do primeiro teste de estrada. Novos sistemas de ecrãs e controlo também podem ser testados numa ampla variedade de situações, a fim de analisar o risco do motorista se distrair.