O piloto Johan Schwartz ao comando do novo BMW M5, que possui um consumo de combustível combinado: 10,5 l / 100 km e emissões de CO2 combinadas: 241 g / km, realizou, em 11 de dezembro de 2017, realizou uma deriva sustentada no BMW Performance Center em Greer, Carolina do Sul.
O novo BMW M5 cobriu exatamente 374,2 quilómetros no chamado “skid pad”, estabelecendo assim um novo Guinness World Records para a maior deriva em oito horas. O piloto Johan Schwartz quebrou o recorde anterior de 230,1 quilómetros.
Um sistema de reabastecimento customizado desenvolvido pela BMW em colaboração com a Detroit Speed, com sede na Carolina do Norte, permitiu uma deriva continua sem pausa durante oito horas completas, conforme exigido pelo Guinness World Records.
Isto exigiu que o BMW M5 fosse reabastecido durante a deriva da mesma maneira que os aviões de combate são reabastecer em voo – neste caso a operação foi realizada manualmente e levou a que um segundo BMW M5 conduzido pelo piloto Matt Mullins do BMW Performance Centro acompanha-se o recorde do M5.
Matt Mullins adaptou-se à velocidade de Johan Schwartz, permitindo que Matt Butts da Detroit Speed efetuasse a operação de reabastecimento, protegido por um cinto de segurança que lhe permitia manter o espaço entre os dois veículos em movimento, inclinando-se para fora da janela traseira do segundo carro.
Matt Butts referiu: “Embora tenhamos praticado o reabastecimento várias vezes antes da tentativa do título Guinness World Records, houve muito pouca margem de erro”, e por isso “estamos muito entusiasmados por ter apoiado Johan Schwartz e BMW a bater este recorde”.
Um segundo Record Mundial do Guiness foi também conquistado com a deriva, assistida por água, de veículo duplo mais longa, neste caso Schwartz e Mullins fizeram a deriva e mantiveram-se juntos durante uma hora, cobrindo um total de 79,3 quilómetros.