A Black Friday, que este ano decorre a 24 de novembro, a última sexta-feira do mês, é uma data de referência em Portugal, havendo cada vez mais consumidores à espera do dia para adquirir artigos e mesmo fazer as compras de Natal. O objetivo dos consumidores é aproveitar os “grandes descontos e promoções oferecidos pelos retalhistas.”
Um estudo da plataforma Tiendeo.it, que se dedica a ofertas e catálogos geolocalizados, com dados recolhidos internamente, permitiu perceber quais os hábitos de planeamento e de compras dos portugueses na Black Friday.
Black Friday é um grande sucesso para consumidores e retalhistas
O evento comercial tem ganho muitos adeptos ao longo dos anos e, “por isso, há cada vez mais retalhistas a juntarem-se à Black Friday para oferecer descontos e promoções. De tal forma que, tendo em conta a evolução dos últimos anos, o Tiendeo prevê um aumento de 46% na quantidade de ofertas lançadas pelos retalhistas em Portugal.”
Ao mesmo tempo que tem aumentado o número de promoções, tem também aumentado o número de consumidores e “nos últimos anos, as pesquisas online sobre negócios relacionados com a Black Friday cresceram exponencialmente pelo que a Tiendeo prevê que, este ano, atinjam o dobro.”
Portugueses procuram artigos electrónicos
O estudo indica que entre os produtos mais procurados estão” os artigos eletrónicos, uma vez que as promoções nesta categoria podem resultar em poupanças significativas. Seguem-se os artigos de moda e os desportivos entre os mais procurados pelos consumidores portugueses nesta altura.”
Consumidores pesquisam promoções através do smartphone
Em 2016 as pesquisas online sobre ofertas e promoções relacionadas com a Black Friday começaram a 21 de Novembro, ou seja, 5 dias antes do evento, o que mostra que os portugueses são neste domínio proactivos. Nesta pesquisa verifica-se que o smartphone é a ferramenta preferida para comparar preços e aproveitar os descontos dados na Black Friday.