Biosegurança reforçada em toda a Inglaterra devido a gripe aviária

Aumento de casos de gripe aviária leva a adoção de medidas reforçadas obrigatórias de biossegurança em toda a Inglaterra, com confinamento obrigatório ao redor de locais infetados. Atualmente o risco para a saúde humana é baixo.

Biosegurança reforçada em toda a Inglaterra devido à gripe aviária
Biosegurança reforçada em toda a Inglaterra devido à gripe aviária. Foto: Rosa Pinto

O responsável Veterinário do Reino Unido ordenou uma nova Zona de Prevenção da Gripe Aviária que passou a cobrir toda a Inglaterra a partir do passado dia 25 de janeiro de 2025, após o aumento no número de casos de gripe aviária e os níveis de risco permanentes com aves selvagens.

Os produtores e outros detentores de aves são agora instados a reforçar as medidas de biossegurança para mitigar o risco de novos surtos da doença, com confinamento obrigatório a aplicar-se a 3 quilómetros ao redor de um local infetado.

De acordo com comunicado do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais e Agência de Saúde Animal e Vegetal, do Reino Unido, o risco atual para a saúde humana continua baixo e, como padrão, aves e produtos avícolas devidamente cozidos, incluindo os ovos, são seguros para consumo.