Bell & Ross introduz inovação em luminescência no novo relógio BR-X5 BLUE LUM

Bell & Ross introduz inovação em luminescência no novo relógio BR-X5 BLUE LUM
Bell & Ross introduz inovação em luminescência no novo relógio BR-X5 BLUE LUM . Foto: DR

O BR-X5 Blue Lum pode ser definido como arrojado e inovador. O novo relógio é adornado com titânio e materiais fotoluminescentes, que usando um processo de construção único e à mestria comprovada na luminescência, a relojoeira Bell & Ross oferece um original relógio contemporâneo.

A edição BR-X5 Blue Lumé limitada de 500 peças e sucede ao BR-X5 Green Lum, lançado em 2023, e assim, a saga LUM continua em 2024.

Ousadia na Inovação

Para além de relógios a força da Bell & Ross é elevar conceitos. Uma marca dedicada à investigação e inovação, em especial na luminescência, a relojoeira franco-suíça procurou ir além do mostrador e oferecer um relógio com uma caixa totalmente luminescente. Para isso os engenheiros da Bell & Ross desenvolveram um novo material, LM3D. Este componente luminescente, já presente no BR-X5 Green Lum, é feito de fibras de quartzo e material luminescente, que emite uma luz intensa e colorida. O novo BR-X5 Blue Lum oferece uma nova variação cromática, com poderosas emissões de luz azul.

Design e conceito

A família de relógios BR-X5 tem uma missão: utilizar o design ao serviço do desempenho relojoeiro, elevando-o ao auge, um conceito que está que define a filosofia da Bell & Ross.

A linha BR 05 tem uma linguagem contemporânea, sofisticada e urbana, incorporando perfeitamente a ideia de elevar o poder do design. “Com o BR-X5, quisemos ultrapassar os limites técnicos e estéticos”, disse Bruno Belamich, Diretor Criativo da marca, citado em comunicado da marca.

Para servir essa ambição, a construção em camadas múltiplas da caixa de 41 mm alterna entre LM3D, um material compósito fotoluminescente, e titânio grau 2 microjateado com DLC preto, um material técnico que remete para o mundo aeronáutico. Para a arquitetura do relógio aposta foi na leveza, sem descurar o seu caráter robusto. Esculpido a partir de um bloco de titânio, a caixa que abriga o mecanismo é inserida entre dois painéis moldados em LM3D, emitindo uma poderosa luminescência azul.

Leitura perfeita durante o dia e noite

Para a marca a intenção do BR-X5 Blue Lum parece ser clara: foco na legibilidade. Dentro da caixa luminescente, o mostrador preto mate, protegido por um cristal de safira antirreflexo, oferece uma base de contraste nítido. Todas as graduações são precisas e claramente visíveis, desde os índices das horas e minutos até ao submostrador da reserva de marcha de três dias às nove horas, e à janela de data às três horas. Os ponteiros esqueletizados das horas e minutos também proporcionam uma visibilidade aprimorada, preenchidos com Super-LumiNova. O resultado pode ser definido como espetacular, para o período de dia como para o de noite.

Investigação e inovação na luminescência

A Bell & Ross tem sido pioneira na democratização da luminescência e na elevação do seu efeito, enquanto elemento inovador e distintivo de estilo. Inicialmente restrita a uma função prática, a luminescência dos ponteiros ou índices era uma vantagem para relógios destinados a condições de pouca luz, especialmente para mergulho ou cockpits de aviões. Surgindo na década de 1930, graças ao elemento químico rádio, as indicações luminosas ganharam novos horizontes. No entanto, o rádio tinha qualidades limitadas, uma vez que as emissões luminosas desta substância, ligeiramente tóxica e radioativa, eram temporárias.

Engenheiros e relojoeiros empenharam-se numa investigação contínua para melhorar os seus processos. A introdução do Super-LumiNova em 1993 foi um passo significativo. Querendo ir mais longe, a Bell & Ross concebeu um conceito original para amplificar o poder da luz.

Iniciado com o BR 03-92 Horolum em 2017, seguido pelo BR 03-92 Nightlum no ano seguinte, a linha Lum caracteriza-se pela luminescência excecional de números, índices e ponteiros.

Em 2019, a Bell & Ross foi ainda mais longe com o BR 03-92 Full Lum, desta vez com um mostrador totalmente revestido com Super-LumiNova, destacando as indicações através do contraste.

Trabalhando efeitos cromáticos, em 2020 a Bell & Ross apresentou o BR 03-92 Grey Lum, que emite um brilho verde particularmente intenso, lembrando a iluminação das pistas, seguido pelo BR 03-92 Diver Full Lum, que combina várias tonalidades de luminescência, verde claro e amarelo pálido, no mostrador.

Em 2021, a edição limitada vintage BR V2-94 Full Lum trouxe uma nova perspetiva sobre o tema, demonstrando que o conceito Full Lum poderia fundir-se perfeitamente com a estética refinada dos relógios clássicos.

Em 2022, o BR V2-92 FULL LUM ofereceu uma nova proposta ultra-luminescente para um relógio de três ponteiros e, no ano passado, o BR-X5 Green Lum inaugurou a construção sem precedentes da caixa luminescente, combinando titânio e o compósito fotoluminescente LM3D. Uma ideia brilhante.

Aplicação de alta performance

Cada relógio da Bell & Ross é projetado como um instrumento de alta performance para utilização profissional. Apostando na inovação e precisão, a coleção BR-X5 está equipada com um movimento de alta precisão especialmente desenvolvido para a Bell & Ross. O movimento mecânico automático BR-CAL.323 oscila a uma frequência de 28.800 vibrações por hora (4 Hz) e possui uma reserva de marcha de aproximadamente 70 horas.

Este movimento é dotado de um design personalizado do peso oscilante, inspirado numa jante de carro desportivo, e um equilíbrio de inércia variável, visível através de um grande fundo de caixa em safira.

Outro atributo deste movimento de manufatura é um dispositivo de correção rápida da data, permitindo ajustes a qualquer momento. Estas características de desempenho são atestadas, uma vez que este calibre, garantido por 5 anos, é certificado como cronómetro pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC).