Toda a zona de Belém, em Lisboa, é ocupada durante dois dias, 27 e 28 de julho, por músicos e vozes que nos mais emblemáticos monumentos e espaços da zona mais turística da capital, vão tornar o ambiente multicultural. É o Belém Art Fest.
Marcelo Camelo, Dengue Dengue Dengue, Conan Osiris, Témé Tan, Anna Leone, Mike El Nite, Selma Uamusse, Kastrupismo, Tomara, Monster Jinx ft Darksunn + J-K, Funkamente!, Lianne La Havas e JP Simões, estão confirmados para tornar o Belém Art Fest num momento inesquecível para os participantes.
Marcelo Camelo atua no dia 27 de julho no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, dando um concerto com voz e viola, ao atuar a solo o artista apresenta-se num formato intimista. Este brasileiro, que já atuou alguns anos em Portugal, está a suscitar grande curiosidade no neste regresso.
No Museu Berardo, ainda no dia 27 de julho, a dupla peruana de Tropical Bass, Dengue Dengue Dengue de Filipe Salmon e Rafael Pereira traz de Lima as experiências sonoras mergulhadas na Cumbia Digital, um projeto que explora ritmos e sons do mundo e que está em permanente evolução. O espetáculo visual e as muitas sonoridades tornam a atuação numa festa.
No dia 27 de julho, Témé Tan está no Museu Nacional de Arqueologia, o congolês que tem vivido entre Kinshasa e a Bélgica, é um criador de música ultramoderna, que se traduz “numa síntese radical de sons e culturas de todos os continentes.”
No Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, no dia 27 de julho, Selma Uamusse canta as suas letras na língua de Moçambique, em changana e em chope, e integra na sua música instrumentos tradicionais como a timbila e a mbira, assim como influências do seu percurso entre o Jazz, Rock’n’Roll, o Gospel e o Soul.
Ainda no dia 27 de julho, Funkamente! Estão no Museu Coleção Berardo. Funkamente! Midnight e Bungahigh se juntam para fazer dançar, com muita dança “que vai do Soul ao Funk, do Disco ao House, do Afrobeat às obscuridades da música portuguesa e brasileira.”
No dia 28 de julho, Conan Osiris está Museu Berardo, o compositor e produtor, lançou recentemente o primeiro álbum de originais “Adoro Bolos”, o disco recebeu fortes aplausos da crítica especializada, uma oportunidade para assistir ao vivo a algumas das músicas.
Anna Leone, considerada uma jóia da Suécia, vai estar no dia 28 no Museu Nacional de Arqueologia. A artista é conhecida pelo “Wandered Away” um deslumbrante EP de estreia composto por músicas acústicas delicadas e extravagantes.
Também no dia 28 de julho, Mike El Nite apresenta-se no Museu Coleção Berardo. O rapper português, lançou este ano “Dr. Bayard”, o primeiro single do seu novo EP. “A sonoridade, aliada à habilidade lírica, sempre tingida de um lado interventivo, resultou num dos grandes lançamentos de 2016 com “O Justiceiro”. O primeiro álbum de Mike El Nite foi aclamado pela crítica e considerado como um dos álbuns nacionais do ano pela Antena 3.”
No Museu Nacional de Arqueologia, dia 28, é a vez de Guilherme Kastrup traz com o seu projeto autoral Kastrupismo. “Uma combinação das raízes da música brasileira com a música eletrónica e o jazz.”
No mesmo dia 28, no Picadeiro Real, atua Filipe Monteiro, de nome artístico Tomara, que “consegue, de forma singular, focar o ouvinte para uma espécie de dimensão supra-emocional.”
Monster Jinx, o coletivo artístico grande Monstro Roxo, apresenta, no dia 28 de Julho, no Museu Coleção Berardo, dois dos seus fundadores, Darksunn e J-K. “Vai apresentar a sua música, animadora mas onde há algo meio assustador,” pois, “quando não está irritado com tudo ou contente com nada, distorce a vida e cria novos enredos para o dia-a-dia.”
Á programação do Belém Art Fest juntam-se exposições, visitas guiadas noturnas, street food e artesanato. Uma iniciativa com produção da Amazing Adventure em parceria com a Everything is New, Direção-Geral do Património Cultural, Museu Coleção Berardo, Câmara Municipal de Lisboa e Junta de Freguesia de Belém.
Programação
Dia 27 julho:
Mosteiro dos Jerónimos
■ Marcelo Camelo
■ Selma Uamusse
Museu Nacional de Arqueologia
■ Témé Tan
■ Beatriz Pessoa
Museu Berardo
■ Dengue Dengue Dengue
■ Funkamente!
■ Pedro
■ Progressivu
Picadeiro Real
■ JP Simões
■ João Berhan
Jardins do Palácio de Belém
■ Noiserv
■ Suave
Museu da Presidência da República
■ Churky
Dia 28 de julho:
Mosteiro dos Jerónimos
■ Lianne La Havas
Museu Berardo
■ Conan Osiris
■ Mike El Nite
■ Monster Jinx ft Darksunn + J-K
Museu Nacional de Arqueologia
■ KastrupismoPicadeiro Real
■ Tomara
Dias 27 e 28 Julho 2018
■ Abertura de Portas: 19H30
■ Início do Espetáculo: 19H30
■ Classificação etária: M/6
Bilhetes
■ Bilhete diário 27 julho: 30 €
■ Bilhete diário 28 julho: 30 €