Na conferência agendada para as 21h30 do dia 18, no Núcleo Museológico, Rua do Sembrano, em Beja, Nelson Almeida fará uma síntese sobre os principais sítios arqueológicos identificados no concelho de Beja nas últimas décadas.
O foco particular da conferência serão os períodos do Neolítico e do Calcolítico, e serão salientados os principais contextos funerários e não-funerários, os materiais arqueológicos e a sua relação com as regiões circundantes. Serão ainda apontados caminhos para investigação e valorização destes patrimónios.
O orador, Nelson Almeida é Professor Auxiliar do Departamento de História da Universidade de Évora, investigador integrado do CHAIA e IN2PAST – Universidade de Évora, investigador colaborador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e cofundador da cooperativa O Legado da Terra. Dedica-se sobretudo ao estudo da Pré-História recente e Proto-História do Sudoeste Peninsular. É investigador responsável do projeto exploratório ZooCHAnges financiado pela FCT. Conta com variada produção científica nacional e internacional, direção de trabalhos de campo e participações em projetos de investigação e de socialização de conhecimento científico.