A jovem estudante Beatriz Costa, do Didaxis, a Escola Cooperativa de Vale S. Cosme, em Riba d’Ave, venceu Minho Young Chef Awards 2018 com um prato de arroz de vinha d’alhos inspirado na avó e nas noites de fado em sua casa.
Beatriz Costa explicou: “É uma homenagem a minha avó”. A receita que aposta em ingredientes da época e da região foi decisiva para eleição da jovem.
Renato Cunha, Embaixador do Minho Young Chef Awards (MYCA) e membro do júri, explicou: “É um prato verdadeiramente minhoto, com feijões tarrestres produzidos em Arcos de Valdevez e um produto slow food foi fundamental para ganhar.”
A vencedora vai representar o Minho no European Young Award, em Galway, na Irlanda em novembro. Perante a nova responsabilidade, Beatriz Costa referiu: “ Quero mostrar como o Minho tem bons pratos. Representar Portugal lá fora é um sonho. Estou muito feliz.”
O MYCA decorreu durante a organização do Congresso Internacional de Gastronomia do Minho (IGAT) que reúne em Braga, até dia 26 de maio, cozinheiros de toda a Europa, incluindo grandes nomes da gastronomia europeia.