O projeto Base de Dados Social, desenvolvido no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o Banco BPI e a Nova SBE, e coordenado pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center, lançou uma nova funcionalidade na plataforma, a opção Download.
Esta nova funcionalidade permite o acesso a informações diversificadas, sobre o setor social em Portugal. Assim, qualquer utilizador pode obter um conjunto de dados sobre mais de 18.000 organizações sociais, na página de Estatísticas da plataforma.
O novo recurso disponibiliza 10 variáveis sobre cada organização social, que incluem o Nome, NIF, Distrito, Concelho, Formato Legal, Estatuto Legal, Área de Atuação Principal, Outras Áreas de Atuação, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Principal e Outros ODS. Os dados estão organizados de forma acessível para facilitar análises, promover estudos e fomentar a colaboração entre diferentes atores do ecossistema social.
“Esta nova funcionalidade reflete o nosso compromisso em tornar a informação sobre o setor social mais transparente e acessível, capacitando um maior número de pessoas e organizações a compreender, analisar e contribuir ativamente para o fortalecimento e o desenvolvimento de iniciativas de impacto social em Portugal.”, referiu Cátia Cohen, Gestora do Projeto no Nova SBE Data Science Knowledge Center, citada em comunicado.
A Base de Dados Social é a maior e mais abrangente plataforma de dados abertos do ecossistema de impacto social português, com mais de 18.000 organizações sociais registadas, destas mais de 450 já gerem os seus dados, contribuindo para uma maior transparência do setor. Trata-se de um projeto pioneiro desenvolvido no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o Banco BPI e a Nova SBE, e coordenado pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center.
A Base de Dados Social disponibiliza informação sobre as organizações da economia social portuguesas em diferentes vertentes (área de atividade, objetivos de desenvolvimento sustentável, pessoas – colaboradores, associados, voluntários – atividades, recursos financeiros, enquadramento legal, entre outros). O projeto visa promover o conhecimento do setor e contribuir para uma tomada de decisão mais informada por parte de investidores sociais, empresas, voluntários, colaboradores, entre outras partes interessadas, além de fomentar e permitir mais e melhores estudos sobre estas organizações.