
A avaliação das Unidades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), realizada no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023/2024, mostra que a maioria atingiu a classificação de Excelente ou Muito Bom. Os dados provisórios foram divulgados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A FCT descreve que a avaliação incidiu sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pelas Unidades de I&D entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023 e sobre os objetivos, estratégia, plano de atividades e organização para o período 2025 a 2029.
A avaliação das Unidades de I&D é um processo periódico e que tem o peso de contribuir para uma classificação que determina o financiamento por parte da FCT para o período plurianual seguinte. O processo de avaliação, agora divulgado, incidiu sobre as 336 Unidades de I&D candidatas, tendo havido uma desistência e 22 unidades não obtiveram financiamento aprovado. Do universo das Unidades de I&D, 79 subiram de classificação, 46 desceram de classificação, 167 mantiveram a classificação e 43 são novas Unidades.
Os painéis que envolveram 315 avaliadores internacionais na avaliação atribuíram uma classificação de Excelente ou Muito Bom a 75% das Unidades que se candidataram, e que acolhem 85.4% do total de membros integrados envolvidos nas candidaturas, num total de 21.832, descreve a FCT.
A FCT refere, em comunicado, que face ao exercício de avaliação anterior, o número de investigadores doutorados integrados que participaram nas candidaturas aumentou em 12%, e para efeitos de atribuição do financiamento base, a dimensão global das unidades financiadas aumentou 24% face ao concurso anterior, passando de 16 067.4 para 20 009.9 membros integrados, tendo em conta a ponderação da sua dedicação a atividades de investigação.
Das 313 Unidades de Investigação aprovadas para financiamento, a maioria de 203 têm como entidade de gestão principal uma Universidade, 33 têm como entidade de gestão principal um Instituto Politécnico, e as restantes 77 são geridas por Instituições como: fundações, associações ou outras instituições privadas sem fins lucrativos.
Em termos de instituições de gestão principais das Unidades de I&D aprovadas para financiamento, 46 são Universidades ou unidades orgânicas a elas associadas, 13 são Institutos Politécnicos ou unidades orgânicas a eles associadas, e as restantes 39 são instituições privadas sem fins lucrativos.
Os avaliadores envolvidos distribuídos por painéis de avaliação disciplinares, foram selecionados entre peritos internacionais de elevada competência e experiência científica, provenientes de instituições científicas e académicas de 35 países, refere a FCT.
Como descrito pela FCT, devido à natureza multidisciplinar, 69 unidades de I&D solicitaram a avaliação de um membro de um painel de avaliação adicional e 51 unidades de I&D solicitaram a avaliação por dois elementos de painéis de avaliação distintos do seu painel principal. No processo colaboraram, ainda, cinco peritos externos de três países.
O processo de avaliação que é considerado complexo e com uma logística exigente, foi coordenado integralmente pela equipa do Departamento de Apoio às Instituições da FCT e envolveu mais de 1.300 entrevistas remotas e 29 semanas de visitas presenciais a todas as unidades em avaliação. Foi privilegiado o tempo de contacto de todos os membros dos painéis com os investigadores das Unidades de I&D em avaliação, procurando um reforço das decisões colegiais.
As Unidades que obtiveram classificação de mérito Excelente ou Muito Bom têm financiamento aprovado de 609,8 milhões de euros para o período de 2025 a 2029. Destes, 110 milhões de euros são financiamento PRR, com prazo de execução até 30 de junho de 2026.
As 313 Unidades de I&D aprovadas para financiamento pela FCT distribuem-se por todas as áreas de conhecimento e em todo o território nacional.
A FCT esclareceu que se tratou da primeira avaliação realizada nos termos do Regulamento nº 1251-A/2023, de 21 de novembro, que introduziu alterações ao Regulamento n.º 404/2022, de 27 de abril.