A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprova Programa de Mentorias de Lisboa. Um programa que vai colocar mentores em contexto de sala de aula, para diminuir a desigualdade educativa em Lisboa e oferecer às crianças de contextos desfavorecidos mais oportunidades e melhores condições para alcançarem o sucesso escolar.
A proposta de criação do programa foi liderado por Carlos Moedas e aprovada em reunião camarária com os votos a favor da coligação Novos Tempos e do Partido Comunista Português, tendo recebido votos contra do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda, do Livre e dos Cidadãos por Lisboa.
“O Programa de Mentorias de Lisboa é uma relevante medida de inovação social na educação, cumprindo a nossa visão de um Estado Social Local”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, citado em comunicado.
Carlos Moedas reforçou: “Estamos a investir na Educação e com este programa inovador vamos colocar mentores nas escolas para garantir um acompanhamento próximo e personalizado dos alunos mais desfavorecidos. Em Lisboa, não podemos permitir que as origens de uma criança limitem o seu futuro”.
O projeto com a duração planeada para os próximos dois anos letivos, contará com 18 mentores a tempo inteiro. É estimando que abrange cerca de 2000 alunos do 2º ciclo do ensino básico, em 14 escolas de Lisboa classificadas como Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), localizadas em áreas mais desfavorecidas.
O programa será gerido em parceria pela CML com a organização “Teach for Portugal”, representando um investimento global de cerca de um milhão de euros, e contará com financiamento de fundos europeus.
A CML lembra que o programa da Teach for Portugal é inspirado no modelo internacional Teach for All, que tem como propósito reduzir as desigualdades educativas e promover a igualdade de oportunidades, colocando jovens profissionais talentosos para ensinar em escolas públicas que enfrentam maiores desafios. Os objetivos centrais são:
- Promover o sucesso escolar e combater a desigualdade educativa em Lisboa;
- Potenciar a educação das crianças e jovens em risco de exclusão económica e social, em especial dos alunos em situação de abandono escolar precoce;
- Garantir apoio personalizado aos alunos provenientes de contextos desfavorecidos promovendo a ligação à escola e a motivação.
Dados da Teach for Portugal indicam que projetos semelhantes realizados em Lisboa e noutras regiões do país, no ano letivo 2022/2023, aceleraram a redução das negativas em 51%, e 92% dos alunos afirmaram que o programa os ajudou a darem o seu melhor e que 90 % dos professores garantiram que os mentores são uma mais-valia no processo de aprendizagem.