A época balnear de 2024 vai integrar 595 praias de banhos, mais seis do que em 2023. Uma integração que aumenta o número de praias vigiadas e com assistência a banhistas por nadadores-salvadores, estabelece uma portaria da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Ministro da Defesa Nacional, João Nuno de Melo, já publicada.
No entanto, o número de praias de banhos pode aumentar desde que, entre as águas balneares identificadas na portaria, passe a estar assegurada pelos concessionários e entidades a assistência a banhistas durante a época balnear.
A abertura da época balnear, que se inicia a 1 de maio nas águas balneares do concelho de Cascais e em algumas da Região Autónoma da Madeira, será progressiva. A 1 de junho, abre na maioria das águas balneares no Centro e Sul do país. A 15 de junho, entram a maioria das águas balneares do Norte. Nas águas interiores, o início da época balnear irá ocorrendo entre junho e julho.
O encerramento da época balnear também será progressivo, ocorrendo a partir do fim de agosto e a prolongar-se até 31 de outubro, com o fecho das últimas águas balneares localizadas na Região Autónoma da Madeira.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizará, durante todo o período da época balnear, análises para avaliar se a qualidade das águas balneares se encontra apta para a prática de banhos, de modo a garantir maior segurança às populações.
A Autoridade Marítima Nacional irá envolver no terreno um dispositivo com 27 estações salva-vidas, três dezenas de embarcações e 25 motas de salvamento marítimo, além de quatro dezenas de viaturas e de diversos outros meios ao abrigo dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, com o envolvimento da Polícia Marítima.
A população terá acesso à aplicação Info Praia para facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação atualizada sobre as águas balneares. Na aplicação, podem ser definidas praias favoritas, havendo informação diversas, como os galardões atribuídos e equipamentos existentes. Com a aplicação são emitidas notificações sobre a qualidade da água balnear.