Atlântica – Instituto Universitário vai receber o NASA Space Apps Challenge, nos dias 5 e 6 de outubro de 2024, mas um dia antes, 4 de outubro, organiza a primeira edição das Jornadas Aeroespaciais.
O evento que, antecipa a hackathon da NASA, tem como objetivo potenciar a reflexão e discussão sobre temas do setor aeroespacial, reunindo figuras de relevo no campus da Atlântica, em Oeiras.
A iniciativa, com início agendado para as 16h00, que passará a ser organizada de forma anual, apresenta um programa com mesas-redondas, conversas e intervenções de especialistas da área do espaço e de líderes relevantes a nível nacional e internacional.
No encontro, já com presença confirmada, está o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e o Presidente do Conselho de Administração do AED Cluster Portugal (Aeronáutica, Espaço e Defesa), José Neves, com intervenções iniciais e finais, respetivamente.
Destaca-se também, entre outros, a presença de Paulo Portas, professor, comunicador e antigo vice-Primeiro-Ministro de Portugal, que será o orador da primeira conferência da tarde de 4 de outubro.
Sobre o hackathon da NASA
É a primeira vez que a Atlântica acolhe o NASA International Space Apps Challenge – uma hackathon que acontece simultaneamente em diversos locais do globo e que chega agora ao Instituto Universitário, que assume o papel de leader local.
A maratona internacional de desenvolvimento de apps, organizada anualmente pela NASA desde 2012, conta com milhares de participantes a nível global, incluindo estudantes, cientistas, engenheiros e artistas. Ao longo de 48 horas, os inscritos são desafiados a desenvolver projetos e soluções, utilizando dados abertos da agência espacial norte-americana, e com o apoio e mentoria de especialistas de diversas empresas do setor.
As Jornadas Aeroespaciais da Atlântica vêm complementar o Space Apps Challenge, reforçando o objetivo de fomentar a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico junto das novas gerações de profissionais. As inscrições para a hackathon encontram-se abertas.