A Atlântica – Instituto Universitário, vai lecionar, já neste ano letivo, 2024-2025, uma nova formação: o curso de Especialista Europeu de Adesivos – European Adhesive Specialist (EAS) –, uma formação certificada pela European Welding Federation (EWF).
O curso é realizado em parceria com o ISQ Academy, e está orientado para aplicações industriais, concentrando-se nos temas mais relevantes e atuais da tecnologia de adesivos, utilizada em setores como aeronáutica, automóvel e transporte ferroviário, entre outros.
Com início marcado para novembro, o curso terá a duração de 120 horas, apresentando 10 módulos, nove teóricos lecionados online (em tempo real) pela Atlântica e pelo ISQ Academy, e um módulo prático lecionado nos laboratórios do ISQ.
O objetivo é dotar os alunos de conhecimentos e competências, alinhados com as últimas tecnologias e melhores práticas em projeto, fabricação, caracterização e manutenção de ligações adesivas.
O curso vai capacitar os alunos para definir, otimizar, coordenar e validar as juntas adesivas ao longo das fases de projeto, produção e manutenção. Selecionar os métodos corretos na aplicação da tecnologia de adesivos em problemas regulares, gerir e supervisionar juntas adesivas standards e as atividades profissionais relacionadas, assim como supervisionar tarefas coletivas relativas às juntas adesivas são apenas algumas das capacidades que serão fomentadas ao longo da formação.
A formação contempla 10 módulos, sendo mais de metade destes lecionados por docentes da Atlântica. Com nove dos módulos a realizar-se online (em tempo real) e em horário pós-laboral – das 18h30 às 21h30 –, o último módulo da formação será realizado em formato presencial e em horário laboral – das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 –, tendo a duração total de 22 horas.
O curso está orientado para profissionais que se encontram no mercado de trabalho, sendo a seleção dos candidatos efetuada tendo como base o seu currículo académico e profissional, considerando também a função que desempenha atualmente.
Candidatos com licenciatura em engenharia (pré ou pós Bolonha) têm entrada direta, sendo que os interessados com formação superior em áreas não relacionadas com engenharia devem ter três anos de experiência profissional comprovada em atividades na referida área. O curso está também aberto a candidatos que tenham concluído o 12º ano de escolaridade, desde que apresentem três anos de experiência em adesivos ou áreas similares.