
A Comissária europeia para a gestão de crises, Hadja Lahbib, manifestou preocupação com os relatos “alarmantes” que lhe chegam sobre a situação em Gaza, em que mais uma vez, “profissionais de saúde, ambulâncias e hospitais foram atacados por Israel”.
“Estes atos prejudicam os esforços essenciais e heroicos dos trabalhadores humanitários que se esforçam por salvar vidas no meio das hostilidades”. E afirmou que “os esforços de ajuda humanitária devem continuar para ajudar as pessoas em extrema necessidade. O Direito Internacional Humanitário deve ser respeitado por todos.”
Hadja Lahbib assumiu que é preciso garantir “a proteção de todos os civis, incluindo os trabalhadores humanitários e as suas instalações em todos os momentos, bem como das infraestruturas civis, incluindo as instalações médicas, as escolas e as instalações da ONU.”
A Comissária concluiu afirmando que se junta “ao Subsecretário-Geral da ONU para os Assuntos Humanitários e Coordenador de Socorro de Emergência, Tom Fletcher, no apelo ao respeito por todos os civis e trabalhadores humanitários.”