Associação Évora 2027 assume responsabilidade pela Capital Europeia da Cultura, Évora 2027

Associação Évora 2027 assume responsabilidade pela Capital Europeia da Cultura, Évora 2027
Associação Évora 2027 assume responsabilidade pela Capital Europeia da Cultura, Évora 2027. Foto: Rosa Pinto

Em 2027, Évora será a Capital Europeia da Cultura, e para assumir os trabalhos inerentes à assunção da posição foi criada a Associação Évora 2027. A Associação vai assumir também a continuação dos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pela Equipa de Missão de Évora_27, e dos quais houve sucesso com a escolha da cidade para assumir a distinção.

Na reunião da Assembleia Geral da Associação Évora 2027, realizada a 17 de outubro, foram apresentados os pontos da situação dos trabalhos de implementação realizados, pela Equipa de Missão, desde que Évora foi designada como Capital Europeia da Cultura. Uma apresentação que foi feita a pedido do Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

Em representação da Equipa de Missão Évora_27, Paula Mota Garcia, coordenadora da equipa, e Marisa Miranda, responsável pela estratégia de Comunicação e Marketing, como pelo programa de Alcance da iniciativa, fizeram um ponto de situação dos trabalhos desenvolvidos desde a formalização da designação de Évora como Capital Europeia da Cultura, em março de 2023, tendo abordado a operacionalização dos projetos previstos no dossiê de seleção que foi feita em estreito diálogo com as equipas artísticas e instituições locais, regionais, nacionais e internacionais envolvidas.

A equipa de missão abordou também a consolidação de parcerias e de redes de cooperação nacionais e internacionais e o desenvolvimento e estruturação das “open calls” para novos projetos artísticos que vão reforçar o programa já inscrito em dossiê de seleção.

Paralelamente à comunicação de todas as ações Évora_27 em desenvolvimento, a Equipa de Missão Évora_27 deu também conta da execução de vários projetos de alcance e de participação cultural, como a disseminação do conceito VAGAR através da participação em conferências e eventos públicos, não só em Évora, mas também a nível regional, nacional e internacional.

A equipa referiu ainda a colaboração com a iniciativa Capitais Portuguesas de Cultura e com Liepāja 2027 Capital Europeia da Cultura e bem como a consolidação da marca Évora_27.

A Equipa de Missão frisou que, ao longo deste período, e apesar dos constrangimentos resultantes do atraso na constituição da Associação Évora 2027, o objetivo foi avançar com a implementação de todo o programa geral Évora_27 para que, assim que a Associação entre em funcionamento pleno, e reúna as condições para, nomeadamente, receber as verbas protocoladas, se possa formalizar a contratação, nomeadamente, de todas as equipas artísticas envolvidas, dando-se continuidade à materialização do dossiê de seleção.

Carlos Pinto de Sá, sobre o ponto de situação dos trabalhos de implementação da iniciativa até à data abordou as infraestruturas, componente material de Évora_27.

A execução do programa geral de Évora_27, descrito no dossiê de seleção, que se assume como um contrato entre a cidade/região, o Ministério da Cultura e a Comissão Europeia, foi acautelado, em tempo útil, um pacote financeiro, através da assinatura, em junho de 2023, de um protocolo de cooperação entre o Estado Português e o Município de Évora e que formaliza o compromisso assumido pelo Governo durante a fase final do processo de candidatura.

Na Assembleia, Marisa Miranda, responsável pela estratégia de Comunicação e Alcance de Évora _27 desde 2020, comunicou que, considerando o resultado da última Assembleia Geral da Associação Évora 2027, que decorreu a 07 de outubro de 2024, anunciou que no atual quadro de governança de Évora_27, deixou de ter condições para continuar a trabalhar na iniciativa, manifestando, no entanto, a inteira disponibilidade para garantir a devida transferência de todos os assuntos em curso.

Também, justificando com os recentes desenvolvimentos na constituição da Associação Évora 2027, a Coordenadora da Equipa de Missão, Paula Mota Garcia, comunicou a sua desvinculação da iniciativa Évora_27 Capital Europeia da Cultura, manifestando, no entanto, a disponibilidade para colaborar na transferência do processo, em articulação com o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.

A Assembleia Geral da Associação Évora 2027 aprovou por unanimidade um voto de louvor a toda a Equipa de Missão Évora_27.