Em 2027, Évora será a Capital Europeia da Cultura, e para assumir os trabalhos inerentes à assunção da posição foi criada a Associação Évora 2027. A Associação vai assumir também a continuação dos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pela Equipa de Missão de Évora_27, e dos quais houve sucesso com a escolha da cidade para assumir a distinção.
Na reunião da Assembleia Geral da Associação Évora 2027, realizada a 17 de outubro, foram apresentados os pontos da situação dos trabalhos de implementação realizados, pela Equipa de Missão, desde que Évora foi designada como Capital Europeia da Cultura. Uma apresentação que foi feita a pedido do Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.
Em representação da Equipa de Missão Évora_27, Paula Mota Garcia, coordenadora da equipa, e Marisa Miranda, responsável pela estratégia de Comunicação e Marketing, como pelo programa de Alcance da iniciativa, fizeram um ponto de situação dos trabalhos desenvolvidos desde a formalização da designação de Évora como Capital Europeia da Cultura, em março de 2023, tendo abordado a operacionalização dos projetos previstos no dossiê de seleção que foi feita em estreito diálogo com as equipas artísticas e instituições locais, regionais, nacionais e internacionais envolvidas.
A equipa de missão abordou também a consolidação de parcerias e de redes de cooperação nacionais e internacionais e o desenvolvimento e estruturação das “open calls” para novos projetos artísticos que vão reforçar o programa já inscrito em dossiê de seleção.
Paralelamente à comunicação de todas as ações Évora_27 em desenvolvimento, a Equipa de Missão Évora_27 deu também conta da execução de vários projetos de alcance e de participação cultural, como a disseminação do conceito VAGAR através da participação em conferências e eventos públicos, não só em Évora, mas também a nível regional, nacional e internacional.
A equipa referiu ainda a colaboração com a iniciativa Capitais Portuguesas de Cultura e com Liepāja 2027 Capital Europeia da Cultura e bem como a consolidação da marca Évora_27.
A Equipa de Missão frisou que, ao longo deste período, e apesar dos constrangimentos resultantes do atraso na constituição da Associação Évora 2027, o objetivo foi avançar com a implementação de todo o programa geral Évora_27 para que, assim que a Associação entre em funcionamento pleno, e reúna as condições para, nomeadamente, receber as verbas protocoladas, se possa formalizar a contratação, nomeadamente, de todas as equipas artísticas envolvidas, dando-se continuidade à materialização do dossiê de seleção.
Carlos Pinto de Sá, sobre o ponto de situação dos trabalhos de implementação da iniciativa até à data abordou as infraestruturas, componente material de Évora_27.
A execução do programa geral de Évora_27, descrito no dossiê de seleção, que se assume como um contrato entre a cidade/região, o Ministério da Cultura e a Comissão Europeia, foi acautelado, em tempo útil, um pacote financeiro, através da assinatura, em junho de 2023, de um protocolo de cooperação entre o Estado Português e o Município de Évora e que formaliza o compromisso assumido pelo Governo durante a fase final do processo de candidatura.
Na Assembleia, Marisa Miranda, responsável pela estratégia de Comunicação e Alcance de Évora _27 desde 2020, comunicou que, considerando o resultado da última Assembleia Geral da Associação Évora 2027, que decorreu a 07 de outubro de 2024, anunciou que no atual quadro de governança de Évora_27, deixou de ter condições para continuar a trabalhar na iniciativa, manifestando, no entanto, a inteira disponibilidade para garantir a devida transferência de todos os assuntos em curso.
Também, justificando com os recentes desenvolvimentos na constituição da Associação Évora 2027, a Coordenadora da Equipa de Missão, Paula Mota Garcia, comunicou a sua desvinculação da iniciativa Évora_27 Capital Europeia da Cultura, manifestando, no entanto, a disponibilidade para colaborar na transferência do processo, em articulação com o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.
A Assembleia Geral da Associação Évora 2027 aprovou por unanimidade um voto de louvor a toda a Equipa de Missão Évora_27.