
A Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (A.N.D.A.R.) lembra que no próximo dia 5 de abril de 2025 assinala-se o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide. A A.N.D.A.R. considera a data de grande relevância para os cerca de 70.000 portugueses que vivem com a patologia inflamatória crónica.
Mas, para a Associação a data também reveste-se de um significado especial, pois comemora 30 anos de dedicação à defesa dos direitos e à melhoria da qualidade de vida dos doentes.
Desde a sua fundação, em 1995, a A.N.D.A.R. indica que tem vindo a desempenhar um papel fundamental no apoio aos doentes, e na sensibilização da sociedade e promoção do avanço terapêutico para o tratamento da Artrite Reumatóide. As três décadas de trabalho “incansável” traduziram-se numa rede de suporte “robusta, iniciativas de capacitação e um diálogo permanente com as entidades de saúde para garantir melhores condições de tratamento e acompanhamento.”
Para assinalar data a A.N.D.A.R. organiza, no dia 5 de abril, um evento exclusivo para os associados e familiares, em Lisboa, que incluirá uma aula de exercícios adaptados, promovendo a mobilidade e o bem-estar dos doentes. O evento será também um momento de convívio, partilha de informações e testemunhos, reforçando o espírito de comunidade e apoio mútuo entre os participantes.
“Há 30 anos, a A.N.D.A.R. nasceu da necessidade urgente de dar voz e suporte aos doentes com Artrite Reumatóide. Hoje, olhamos para este percurso com orgulho e com a certeza de que continuaremos a lutar por mais qualidade de vida, melhor acesso a tratamentos e um futuro mais promissor para todos os doentes”, destacou Arsisete Saraiva, Presidente da A.N.D.A.R., citada em comunicado da Associação
Também, as já habituais Jornadas Científicas da A.N.D.A.R. na sua 25ª edição, estão agendadas para dia 9 de abril, no Hotel Altis, em Lisboa, e irão reunir especialistas, doentes e profissionais de saúde para debater os avanços na investigação e terapias para a Artrite Reumatóide, reforçando o compromisso da associação em partilhar conhecimento e fomentar o apoio mútuo.