
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) cria Núcleo de Ligação ao Doente Coronário. Uma iniciativa que surge quando se assinala o Dia Nacional do Doente Coronário, a 14 de fevereiro, e que tem como objetivos consciencializar para a doença coronária e oferecer um apoio mais próximo aos doentes coronários.
“Este Núcleo surge como um espaço de escuta atenta e partilha de conhecimentos sobre a doença coronária. Sentimos que estava em falta uma linha de comunicação personalizada de proximidade aos doentes coronários. Neste sentido, e por acreditarmos que o conhecimento é uma ferramenta poderosa na promoção da saúde cardiovascular, a APIC avançou com a criação desta iniciativa com o objetivo de fornecer informação rigorosa e atualizada, num formato acessível e relevante para o dia-a-dia dos doentes coronários”, explicou Rita Calé Theotónio, presidente da APIC, citada em comunicado.
Rita Calé Theotónio acrescentou: “Além de uma comunicação mais direta e específica, o Núcleo de Ligação ao Doente Coronário irá desenvolver ações de esclarecimento e webinares com profissionais de saúde especializados, promovendo encontros de doentes para partilha de experiências. Queremos que as pessoas compreendam que com conhecimento e apoio, é possível construir um estilo de vida seguro e saudável”.
A APIC indicou também que o Núcleo de Ligação ao Doente Coronário será coordenado por um cardiologista de intervenção e três representantes dos doentes coronários.
Tendo em conta os objetivos a adesão ao núcleo é exclusiva a doentes coronários, e paara o efeito os doentes interessados devem preencher um formulário que já está disponível no site da APIC.