Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores de Odemira e Aljezur estabelece estratégia de expansão

Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores de Odemira e Aljezur estabelece estratégia de expansão
Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores de Odemira e Aljezur estabelece estratégia de expansão: Foto: Rosa Pinto

A Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores – AHSA – dos Concelhos de Odemira e Aljezur continua a expandir a sua rede. Desde o final de 2023, a associação angariou três novos associados, a Inspire Farms, Jungle Alchemy e a Sousa Prado & Filhos (SP&F), e estabeleceu parcerias com a Magos e a Glopol. Com estas novas sinergias, a AHSA, em conjunto com outras empresas a operar no setor agrícola, pretende dar resposta aos desafios do setor agrícola e contribuir para um futuro mais equilibrado e sustentável.

A expansão contínua da nossa rede de associados e parceiros reflete o compromisso da AHSA em fortalecer e representar o setor agrícola na nossa região” referiu Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA.

O responsável da AHSA acrescentou: “Ao flexibilizar o acesso de novos associados, a par do reforço de parcerias estratégicas, estamos não só a responder aos desafios atuais, mas também a construir um futuro mais equilibrado e sustentável para todos os nossos membros”.

Os novos associados passaram a beneficiar de representação institucional e contratação coletiva de trabalho, tendo acesso a informação e atualização constante das restantes empresas associadas da AHSA nos mais variados temas. Além disso, têm a oportunidade de estabelecer protocolos com entidades de diversas áreas, como formação, saúde, serviços, I&D, entre outros, bem como participar e cooperar em iniciativas e projetos exclusivos, contribuindo e adquirindo conhecimentos para a valorização do setor agrícola.

A AHSA esclarece que no caso da Glopol, a parceria com o operador de resíduos de plástico tem como objetivo desenvolver respostas às necessidades das empresas associadas, em matéria de tratamento dos plásticos produzidos na exploração, assim como a produção de novos plásticos com material reciclado para nova utilização, numa ótica de economia circular. Embora ainda em fase de testes de instalação, a parceria já permitiu a recolha de mais de 600 toneladas de resíduos das empresas agrícolas, que transformou em matéria-prima para produção de novos produtos.

A cooperação com a Magos tem para a AHSA o objetivo de uma colaboração em prol do desenvolvimento do setor na região, em matéria de uso eficiente e sustentável da água no regadio, especificamente no que diz respeito a sistemas de rega mais eficientes, armazenamento de água e automatização.

A AHSA refere ainda que, com o objetivo de ser cada vez mais representativa do setor na região, a associação alterou recentemente os estatutos para tornar as quotas mais acessíveis para as pequenas empresas. Ao mesmo tempo, alargou também o número de membros da direção para poder incluir novos setores, em particular na área das plantas ornamentais. A AHSA conta, atualmente, com 41 associados e sete parceiros.

A AHSA foi fundada em 2004 por empresas que operam no Perímetro de Rega do Mira, abrange uma área de 12 mil hectares para agricultura, com apenas 58% em uso, sendo 33% dedicados à horto-fruticultura e apenas 12,5% com culturas em regime coberto. A associação conta com cerca de 40 empresas associadas, focadas na qualidade, eficiência e exportação para os mercados europeus. Estas empresas são reconhecidas pela sua conformidade com padrões rigorosos, tanto técnicos quanto ambientais e sociais, visando o bem-estar dos colaboradores e comunidades locais, e baseando as suas operações na sustentabilidade ambiental.