O aumento de casos positivos de COVID-19 em Esposende e porque a prevenção é o caminho mais importante para inverter ou minimizar esse aumento, a Associação Cidadãos de Esposende apela a que todos os esposendenses utilizem a máscara facial também nos espaços públicos.
O apelo é justificado por ser a mascara facial um dos recursos já provados que permitem prevenir e proteger a saúde dos mais vulneráveis, mitigando a propagação do vírus.
A Associação referiu que “não pretende causar alarmismo mas sim prevenir indo ao encontro do que já se vai fazendo noutros pontos de Portugal e da Europa, onde a máscara passou a ser de uso na via pública, tentando desta forma diminuir o avanço do vírus”.
Uso obrigatório generalizado de mascara ponderado pelas autoridades de saúde
A Associação indicou que a medida foi ponderada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) como uma das possíveis medidas para o estado de contingência com início a 15 de setembro. Contudo, a medida não passou. Desta forma, o uso de máscara não será obrigatório na via pública, excluindo na utilização de transportes públicos, serviços públicos, no comércio e na restauração.
“Sem medidas de proteção não se consegue controlar a propagação de um vírus que já matou quase duas mil pessoas em Portugal” referiu a Associação.
“Os mais pequenos em Esposende que, de forma responsável, utilizam a máscara mesmo fora do contexto escolar, sendo importante que toda a comunidade entenda a necessidade de prevenir numa altura onde as previsões apontam para cenários piores” lembrou a Associação.
O primeiro-ministro, António Costa, indicou que Portugal poderá chegar aos mil casos diários, uma situação nunca antes experienciada e que certamente será um desafio para todos, incluindo o sistema nacional de saúde, lembrou a Associação.
Propagação do novo coronavírus contínua fora de controlo
Com mais de 32 milhões de pessoas infetadas e mais de 980 mil mortes por COVID-19, em todo o mundo, incluindo mais de cinco milhões na Europa, as previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS) são para um aumento exponencial, e por isso é cada vez mais importante uma prevenção em cada, em cada rua ou em cada concelho contra um vírus invisível e que mata.
A Associação lembrou que até agora as únicas “armas” que existem são distanciamento social e uso de máscara, e que o vírus que causa a Covid-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. As gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies. Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus, pelo que a máscara é fundamental para nos proteger e proteger os outros
A Associação deixa o apelo a todos os Esposendenses: “usem a máscara, vamos dar um exemplo nacional” de comportamento na defesa da saúde de todos.