Ascenso Simões no Clube dos Pensadores para falar de desafios de Politica Nacional

No Clube dos Pensadores, Ascenso Simões debate desafios de Politica Nacional. O político socialista vai estar, a convite de Joaquim Jorge, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, dia 14 de dezembro de 2024, às 21h30.

Ascenso Simões no Clube dos Pensadores para falar de desafios de Politica Nacional
Ascenso Simões no Clube dos Pensadores para falar de desafios de Politica Nacional. Foto: DR

Atualmente temos um Governo liderado Luís Montenegro que é suportado no Parlamento pelo PSD e CDS, mas sem maioria de deputados. No entanto, o Governo vem mantendo-se, e já com Orçamento do Estado aprovado para 2025.

A oposição no Parlamento, mesmo com dificuldades se se constituir como uma maioria ao Governo, vem assumindo deliberações que balançam entre aprovação ou abstenção de medidas que não têm colocado em causa a continuidade governativa. São exemplos o corte da Taxa de IRC, o aumento extraordinário de pensões e o designado IRS jovem.

É neste contexto que o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, tem vindo a confrontar-se, em que numa posição sem maioria de Esquerda e sem indicação nas sondagens de eventuais ganhos que lhe viessem de eleições, o jogo parece ser entre atacar e recuar.

Para abordar esta encruzilhada da política portuguesa Joaquim Jorge convidou para uma conversa no Clube dos Pensadores o socialista e antigo governante Ascenso Simões, que atualmente se vem mantendo fora da política ativa, mas que é considerado como pragmático e defensor de ética na ação política.

Joaquim Jorge lembrou que Ascenso Simões é dos poucos políticos que devolveu o subsídio de reintegração na vida civil (27.439 euros, em Outubro de 2009), apesar de lhe ser atribuído quando exercia funções no Governo, na altura como secretário de Estado da Administração Interna, bem como Ramalho Eanes recusou o pagamento de retroativos a que tinha direito, quando foi Presidente da República.”

Ascenso Simões é uma personalidade que no campo político mostrou assumir posições consequentes com o seu pensamento, mesmo que contrária às de orientação do PS em disciplina de voto em Assembleia da República ou no caso da posição assumida por António Costa no caso do autarca de Loures, Ricardo Leão, defender medidas sobre os inquilinos de habitação municipal que participem em distúrbios graves, como os que ocorreram recentemente na Área Metropolitana de Lisboa.

Mas Joaquim Jorge pretende, também, que Ascenso Simões, que possui experiência, enquanto ex-deputado e antigo governante, dê uma perspetiva sobre os desafios que se podem colocar nos próximos tempos, em face das eventuais mas já anunciadas medidas Trump de taxas de importação, bem como crise de dívida, excedentes orçamentais e taxas de juros.

Joaquim Jorge indicou que Ascenso Simões será o último convidado para o Clube dos Pensadores, em 2024, e lembra que já passaram pelo Clube diversas personalidades como: Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Luís Montenegro, Nuno Melo, Cotrim de Figueiredo, André Ventura, Mariana Mortágua, Jerónimo de Sousa, entre outros.