O outono carateriza-se por ser o período de gripe, uma estação que pode ser uma preocupação, e em que a vacina contra gripe pode prevenir, como referem as diversas entidades públicas de saúde.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade de Doenças Infeciosas da América recomendam que todas as pessoas aprovadas para receber a vacina contra a gripe a tomem, incluindo crianças com 6 meses ou mais de idade. Também, em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde recomenta a toma da vacina para todas as pessoas indicadas para a receber.
Para especialistas em saúde, como Mona Patel, médica do Hospital Infantil de Los Angeles, a toma da vacina não impede, necessariamente, de a pessoa ser infetada e ter gripe, mas a vacina pode prevenir situação de doenças graves e secundárias relacionadas com a gripe.
A especialista observa que as vacinas contra a gripe são essenciais para crianças que podem ter condições que as colocam em maior risco de doença, e por isso, acrescenta que é particularmente importante tomar uma vacina contra a gripe quando a temporada de gripe está a sobrepor-se a um surto de vírus sincicial respiratório (VSR) e a COVID-19.
Como não se sabe como irá ser o período da gripe, com mais ou menos propagação e com mais ou menos estirpes violentas, a especialista refere: “Gostamos de pensar em vacinas contra gripe como cuidados preventivos; tomá-las diminui as hipóteses de sintomas mais graves que podem levar as crianças a serem hospitalizadas.”
Devemos tomar vacinas contra a gripe todos os anos, pois vírus da gripe é dinâmico, como todos os vírus, muda por cada ano.
Especificamente, o revestimento externo do vírus é o que muda a cada ano. Portanto, as vacinas são projetadas para estimular a produção de anticorpos que se ligam às estruturas externas do revestimento proteico, basicamente desabilitando o vírus.
Como explica Mona Patel, todo ano epidemiologistas e imunologistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças observam padrões globais e começam a prever que tipo de vírus surgirá. A fórmula para a vacina contra gripe de cada estação é baseada nesses padrões e previsões.
“Se tomou uma vacina contra a gripe na primavera passada — basicamente, se tomou durante a última temporada de gripe — pode não ser eficaz contra a gripe que está a circular nesta temporada”, e “nunca se sabe qual a variante que estará a propagar-se, e por isso que a vacina precisa ser reformulada para cada nova temporada de gripe. É por isso que dizemos que é importante que as pessoas tomem as vacinas contra a gripe todos os anos.”
O outono e o inverno são as épocas do ano em que os vírus, que causam doenças respiratórias, geralmente circulam mais intensamente na comunidade. A especialista refere que a temporada de gripe “típica” começa por volta de outubro e dura até abril, mas o tempo varia, e pode começar mais cedo ou terminar mais tarde.