O relatório anual da Ericsson ‘The 10 Hot Consumer Trends for 2018‘ aponta para uma mudança de paradigma, numa altura em que os consumidores esperam que a tecnologia digital opere cada vez mais sob princípios humanos.
A linguagem corporal, a expressão facial e a inflexão vão ser responsáveis por tornar a voz e o toque como modos de controlo de interação dos consumidores com os dispositivos tecnológicos, facilitando a adoção de mudanças tecnológicas.
As 10 tendências para 2018 e anos seguintes:
1.O corpo é a interface de utilização: mais de metade dos atuais utilizadores de assistentes de voz inteligentes acredita que vai recorrer a linguagem corporal, expressões, inflexões e toques para interagir com os dispositivos como se estes se tratassem de seres humanos. Cerca de 2 em cada 3 pessoas acredita que esta realidade se irá impor dentro de dois a três anos.
2.Audição aumentada: 63% dos consumidores gostaria que os auscultadores traduzissem em tempo real línguas estrangeiras e 52% querem pretendem bloquear o som do ressonar de um membro da família.
3.Eternos ‘newbies’: 30% diz que a tecnologia dificulta a constante atualização de competências. Mas assume que a mesma tecnologia também nos torna especialistas instantaneamente, e 46% refere que a Internet lhes permite aprender e esquecer rapidamente novas competências.
4.Redes sociais: 55% considera que os grandes grupos estão a usar as redes sociais para difundir as suas mensagens, e que a Inteligência Artificial (IA) seria útil para verificar a veracidade de factos publicados nas redes sociais, e 39% pensa que as celebridades pagam para obter mais seguidores na rede.
5.Anúncios inteligentes: os anúncios podem tornar-se demasiado inteligentes. Mais de metade dos utilizadores de Realidade Aumentada/Realidade Virtual pensa que os anúncios se vão tornar tão realistas que vão, eventualmente, tomar o lugar dos próprios produtos.
6.Comunicação sem limites: 50% dos inquiridos pensa que a incapacidade de diferenciar humanos de máquinas os assustaria, e 40% revelam-se assustados com o facto de poder ter um smartphone que reage ao seu estado de espírito.
7.Sociedade de lazer: 32% dos estudantes e dos trabalhadores considera que não precisa de um emprego para beneficiarem de uma vida com sentido, e 40% refere que gostaria de ter um robô que trabalhasse e recebesse um salário por eles, garantindo-lhes mais tempo para lazer.
8.Uma foto é uma divisão: imagine conseguir entrar para dentro de uma fotografia para relembrar uma memória. 3 em cada 4 pessoas acredita que em apenas 5 anos vai ser usada realidade virtual para ‘entrar’ nas fotos do seu smartphone.
9.Ruas no espaço: as ruas das cidades estão cada vez mais concorridas, mas o espaço por cima das cidades permanece livre e 39% considera que as suas cidades precisam de uma rede viária para drones e veículos aéreos, mas 38% preocupa-se com a possibilidade de um drone poder cair em cima da sua cabeça.
10.Baterias no futuro: o mundo conectado requer uma maior autonomia nos dispositivos móveis. Mais de 80% acredita que, em apenas 5 anos, vai poder contar com baterias de longa duração que vão acabar com as preocupações de autonomia.